Perda De Cabelo Em Doberman

Autor: | Ultima Atualização:

Mesmo um Doberman resistente pode experimentar queda de cabelo.

Seu Dobie parece tão clássico, tão elegante, com seu casaco curto e fino. Se seu casaco começa a cair, isso é naturalmente motivo de alarme. A perda de cabelo, ou alopecia, em Dobies geralmente resulta de problemas hormonais ou hereditários. Leve seu animal de estimação careca ao veterinário para diagnóstico e tratamento.

Hipotireoidismo

Os doberman pinscher muitas vezes sofrem de hipotireoidismo, resultante da baixa produção do hormônio tireoidiano de suas glândulas tireóides. Um dos principais sintomas é a perda de cabelo, às vezes começando ao longo das costas do cão. O Doberman Pinscher Club of America descreve-o como "a aparência de porco de barbear". O hipotireoidismo geralmente ocorre em cães com idades entre 4 anos e mais velhos. Porque a glândula tireóide regula grande parte do metabolismo do seu cão, a perda de cabelo não é o único sintoma. Outros incluem letargia, perda de massa muscular, perda ou ganho de peso, pele seca, lesões na pele e intolerância ao frio. De volta ao cabelo, seu cão também pode experimentar queda excessiva e pouco crescimento de cabelo novo.

Tratamento

Seu veterinário coleta amostras de sangue para testar os níveis de tireóide do seu cão, juntamente com urinálise e raios-X ou ultra-som. Se os níveis de tireóide do seu cão estiverem baixos, seu veterinário pode prescrever hormônios sintéticos da tireóide. Use os remédios - seu cão deve levá-los diariamente para o resto de sua vida. A maioria dos cães responde bem a essa terapia. O cabelo do seu Dobie deve começar a crescer cerca de 4 a 6 semanas após o início da medicação

Color Alopecia Mutante

Se o seu cão azul ou fulvo perde o cabelo, ele é provavelmente vítima de alopecia mutante, extremamente comum em Dobies. Embora essas cores relativamente raras sejam apreciadas por alguns fãs de Dobie, as chances são boas de que elas acabarão tendo cachorros carecas. Filhotes e cães mais jovens têm pelagem normal, mas em algum momento entre as idades de 4 meses e 3 anos as partes "coloridas" do cabelo começam a cair. Além da perda de cabelo, sua pele pode se tornar escamosa ou pústulas semelhantes a acne podem entrar em erupção. Embora a alopecia cor mutante não seja curável, seu cão pode viver uma vida normal, se você cuidar bem da pele afetada. Pergunte ao seu veterinário para recomendações de produtos de limpeza anti-bacterianos e outros produtos para aliviar a irritação da pele.

Outras causas

Hipopiroidismo e alopecia mutante de cor são conhecidos por afetar Dobies, mas seu cão também pode sofrer de perda de cabelo comum a todos os caninos . Estes incluem alergias a pulgas e alimentos, sarna, infecção por fungos Malasssezia e demodicose, também conhecida como sarna demodética. Usar um preventivo mensal contra pulgas tópica ou oral geralmente elimina uma alergia a pulgas, embora outras questões possam exigir banhos especiais, medicação e tentativa e erro para parar a queda de cabelo. Seu veterinário faz exames de sangue e raspagens de pele para fazer um diagnóstico.