Um galgo de corrida às vezes pode estar muito ocupado para escovar.
Os galgos são cães elegantes e elegantes - mas essa imagem aristocrática pode falhar quando um belo galgo tem mau hálito e dentes com acúmulo. Felizmente, os proprietários de galgos vigilantes podem fazer muito para manter os dentes de seus animais saudáveis e limpos, mesmo se um galgo tiver dentes muito pobres.
Características da gengivite em galgos
Os galgos com gengivite geralmente apresentam gengivas vermelhas ou gengivas inchadas e placas visíveis na forma de acúmulo amarelado ou acastanhado perto das gengivas. O galgo geralmente terá mau hálito. Além disso, o galgo com gengivite pode apresentar sinais de desconforto ao mastigar os alimentos ou quando a boca é tocada, especialmente na região das gengivas.
Causas da gengivite em galgos
A gengivite pode ser causada por várias coisas, mas é principalmente devido ao acúmulo de bactérias nos dentes e nas gengivas. A dieta de um galgo durante seus anos de corridas é muitas vezes uma dieta parcialmente crua que é rica em bactérias, o que pode encorajar uma formação mais rápida da placa bacteriana que causa gengivite. No entanto, as bactérias irão se acumular na boca com qualquer tipo de dieta, incluindo uma dieta de todos os ralos, se não forem removidas regularmente através de atendimento odontológico.
Tratar Gengivite em Galgos
A gengivite, como o estágio inicial da doença da gengiva, pode às vezes ser tratada em casa. O dono de um animal de estimação pode ser capaz de remover algum acúmulo menor de placa, escovando os dentes do cão com uma escova de cerdas macias e um creme dental feito para cães. Creme dental humano pode fazer galgos doentes e não deve ser usado. Nos casos em que há grande quantidade de gengivite, ou nos casos em que a placa começou a transformar-se em tártaro, pode ser necessária uma limpeza dentária profissional para tratar o problema. Os donos de galgos devem discutir se o cão precisa de tratamentos odontológicos regulares com o veterinário. Como os procedimentos odontológicos completos exigem que o cão seja anestesiado - em que os galgos são particularmente sensíveis - alguns veterinários recomendam procedimentos odontológicos para galgos com menos freqüência do que para outras raças. Alguns veterinários agora oferecem limpeza dental ultra-sônica, que é um procedimento odontológico do tipo "retocar" que pode remover a placa bacteriana e as bactérias sem a necessidade de anestesia.
Prevenção da gengivite em galgos
Os proprietários de galgos podem evitar grande parte da gengivite com escovação regular dos dentes. A escovação diária é melhor, no entanto, qualquer escovação regular é melhor que nenhuma. Os proprietários de galgos devem esforçar-se para acostumar seu cão a escovilhões regulares, tornando-o parte da rotina diária. O National Greyhound Adoption Program (Programa Nacional de Adoção de Galgos) recomenda que os galgos sejam usados para mastigar os brinquedos que são projetados para limpar os dentes através de suas coxas de borracha macias. Existem também alguns aditivos de água que podem ajudar a proteger os dentes do seu cão das bactérias.