Refluxo Gástrico Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

O refluxo gástrico pode ocorrer em gatos de qualquer idade.

Assim como os humanos, os gatos podem sofrer de sintomas desconfortáveis ​​associados ao refluxo gástrico. Também referido como doença do refluxo gastroesofágico, DRGE ou refluxo ácido, o refluxo gástrico ocorre a partir de uma abundância de ácido do estômago. Felizmente, você pode ajudar seu felino favorito a encontrar alívio através de uma mudança na dieta.

Sintomas

Durante um episódio de refluxo gástrico, fluidos intestinais fluem de volta do estômago para o esôfago. Mais comum após as refeições, isso pode causar quantidades variadas de danos ao revestimento esofágico. Você pode notar seu gato regurgitando comida não digerida, muco ou líquido. Refluxo gástrico crônico pode tornar a alimentação dolorosa para o seu gato, resultando em perda de peso. Outros sintomas incluem salivação e engolir em excesso, ou tosse devido a pneumonia secundária

Causas

O refluxo gástrico é bastante comum em gatos; pode ocorrer em qualquer idade. Algumas das causas mais comuns de refluxo gástrico incluem mau posicionamento durante um procedimento anestésico ou falha em jejuar antes. Garantir que seu animal de estimação tenha jejuado corretamente antes da cirurgia pode reduzir significativamente o risco de refluxo gástrico. O refluxo gástrico também ocorre com maior frequência em gatos mais jovens, já que os músculos do esfíncter esofágico inferior ainda não estão totalmente desenvolvidos. À medida que envelhecem e seus músculos se desenvolvem completamente, esse risco é reduzido. Certas condições médicas podem aumentar o risco do seu gato de adquirir refluxo gástrico, como hérnia hiatal congênita e câncer de esôfago. Gatos que experimentam vômito a longo prazo ou crônico também correm risco de refluxo gástrico.

Diagnóstico

Diagnosticar um caso de refluxo gástrico é bastante fácil. Seu veterinário provavelmente começará com um exame de rotina, seguido por um hemograma completo, urinálise e uma radiografia de tórax para descartar as principais condições médicas. Para verificar a extensão dos danos, um veterinário pode realizar uma esofagoscopia enquanto o gato está sob anestesia leve. Usando uma câmera interna, seu veterinário irá verificar o revestimento esofágico do seu gato para sangramento ativo ou uma superfície irregular.

Tratamento

O tratamento para refluxo gástrico consiste principalmente em mudanças na dieta. Seu veterinário pode recomendar a retenção de alimentos por um dia ou dois para permitir que o esôfago do seu gato se cure. Gatos que sofrem de refluxo gástrico devem comer uma dieta baixa em proteínas e baixo teor de gordura, servida em pequenas refeições freqüentes. Isso ocorre porque a gordura diminui a força do músculo que corre entre o esôfago e o estômago. As proteínas devem ser limitadas, pois estimulam a produção de ácido gástrico. Em casos graves, os gatos podem necessitar de hospitalização e suporte nutricional via alimentação intravenosa ou tubo estomacal. Seu veterinário pode prescrever medicação para ajudar a aliviar problemas de barriga problemáticos do seu gato e melhorar a digestão.