
Felizmente, a encefalite de Yorkie é relativamente rara.
Yorkshire terriers pode descer com diferentes tipos de encefalite. Um tipo de encefalite necrotizante, também é conhecido como "encefalite de Yorkie", porque geralmente ocorre neste Yorkshire terriers e outras raças pequenas. Enquanto seu cão pode se recuperar de outras formas da doença, o prognóstico para a encefalite de Yorkie não é bom.
Encefalite
Encefalite é o termo formal para inflamação cerebral. É causada por agentes infecciosos, como vírus ou bactérias, ou por parasitas ou protozoários. A encefalite idiopática, o tipo mais comum, resulta de fatores desconhecidos, mas parece ser uma doença autoimune. A encefalite geralmente envolve inflamação da medula espinhal ou mielite. Se o seu veterinário suspeitar de encefalite necrosante, isso significa que partes do cérebro do seu Yorkie estão morrendo. A encefalite necrotizante não é contagiosa, o que é um pouco de conforto se você tiver mais de um yorkie em sua casa.
Os sintomas
A encefalite de Yorkie geralmente se desenvolve em cães jovens e de meia-idade. Os sintomas iniciais podem incluir inclinação da cabeça perpétua, convulsões, perda de visão e letargia. O cão pode apresentar dificuldade em andar e dor. Geralmente é bastante óbvio que algo está muito errado com o cachorro. Os sintomas de outros tipos de encefalite incluem convulsões e inclinação, juntamente com mudanças de personalidade e comportamento e circulando. Leve o seu cão ao veterinário imediatamente se ele apresentar algum destes sintomas.
Diagnóstico
Os sintomas da encefalite imitam os de outras doenças do cérebro e da medula espinhal, incluindo o câncer. Seu veterinário irá realizar ressonância magnética em seu Yorkie, que dá pistas sobre a condição do cérebro. Ela também pode testar o líquido espinhal do seu cão e tirar amostras de sangue. Infelizmente, a única maneira de diagnosticar definitivamente a encefalite necrosante é por uma necropsia depois que o cão está morto ou por meio de uma biópsia cerebral.
Tratamento
A partir da 2013, não há cura nem tratamento efetivo para a encefalite necrosante. É inevitavelmente progressivo e fatal, com a maioria dos proprietários escolhendo a eutanásia de seus cães. Se seu Yorkie vier com outra forma da doença, seu veterinário pode prescrever fenobarbital para controlar convulsões, junto com antibióticos, se houver uma infecção. Se a doença é idiopática, os antibióticos não são administrados, mas o seu veterinário pode prescrever esteróides para suprimir o sistema imunológico do seu Yorkie. O tratamento em altas doses pode durar seis meses ou mais, e o cão provavelmente precisará de doses menores ao longo da vida para controlar a doença. Alguns cães fazem bem em tal tratamento, enquanto outros não respondem ou sofrem recaídas.




