Pode Pintar Cores Afetam Sua Felicidade?

Autor: | Ultima Atualização:

Como as cores das tintas dentro de sua casa podem afetar sua felicidade.

Quando você pensa na palavra "bem-estar", você pode pensar em uma viagem ao spa, ou às montanhas, ou talvez à sua aula semanal de yoga. Mas o bem-estar pode ser incorporado em sua casa? O que exatamente significa? O dicionário define bem-estar como “a qualidade ou o estado de ser saudável no corpo e na mente, especialmente como resultado de um esforço deliberado”. Bem-estar e bem-estar podem ser pensados ​​como o ato de propositadamente criar um estado de sentir-se bem.

Você já pode ter uma sala de bem-estar em sua casa sem saber. Talvez seja a cozinha ou o jardim onde você se sente criativo, conectado e inspirado. Talvez seja a banheira enorme onde você relaxa e relaxa no final do dia. Pode até ser aquele canto aconchegante perto da janela onde você gosta de sentar e ler. Em uma recente viagem à Heimtextil, especialistas em design de todo o mundo e em várias disciplinas criaram uma exposição especial chamada Well-Being 4.0. Eles se concentraram naquilo que nos faz sentir protegido,energizado, nutrido e enriquecido. Dadas essas descrições, você ficaria surpreso com o modo como a estratégia correta de cores em sua casa pode influenciar seu bem-estar e ajudar a criar um senso de bem-estar mais forte para você e sua família.

Se você está ciente disso ou não, a cor desempenha um papel enorme em sua vida. Das roupas que você veste de manhã, aos alimentos que você compra na mercearia, às marcas que você procura na farmácia, a cor está influenciando você constantemente. Na verdade, as marcas contratam especialistas em cores quando lançam novos produtos ou quando entram em um novo mercado. Os especialistas sabem que as cores do pacote podem aumentar ou diminuir as vendas.

As cores que você escolhe para decorar sua casa, por dentro e por fora, também influenciam seu bem-estar geral. Você provavelmente comprou uma pintura colorida que você viu em uma revista apenas para perceber que a cor da pessoa lhe dá dor de cabeça, ou faz a sala parecer escura e deprimente. Sua própria percepção de cor pode realmente fazer ou quebrar uma sala, por assim dizer.

Os especialistas em cores sabem que nossa percepção de cor (ou melhor, nossa percepção da luz) deriva de muitos valores fundamentais que evoluíram durante um longo período de tempo. Na conferência da Heimtextil, escutei como especialista em cores, Carola Seybold, da empresa de autoridades de cores Pantone, explicou a psicologia das cores:

iaccna

Frank H. Mahnke foi membro fundador da IACC (Associação Internacional de Consultores / Designers de Cores), que visa levar a educação e a experiência da cor ao mundo do design, incluindo o design de interiores. A pirâmide acima mostra quanta influência certos fatores, como influências culturais, podem ter em seu amor por certas cores.

  1. A influência mais forte, descreve Mahnke, é a nossa reações biológicas a um estímulo de cor. Pense nas suculentas e brilhantes cores vermelhas das bagas doces que nossos ancestrais buscaram em rápidas explosões de energia.
  2. Menos influente do que isso, mas ainda é muito forte é a nossa inconsciente coletivo, que incluiria os exemplos de laranja e vermelho, que significam o calor das cores e a segurança de um fogo crepitante.
  3. Simbolismo Consciente - Associações é como as crianças sempre colorem o amarelo-sol, e ainda assim igualamos essa cor a um ponto de vista ensolarado.
  4. Influências culturais e maneirismos referem-se às cores que se tornam simbólicas dentro de nossas próprias culturas distintas. A cor branca, por exemplo, representa a pureza nos EUA e é usada para vestidos de noiva e vestidos batismais. No entanto, no Japão, o branco é o símbolo cultural do luto, e as pessoas usam essa cor quando participam de funerais.
  5. A influência das tendências, moda e estilos são menos importantes, mas ainda podem influenciar nossas escolhas de cores. Isto é fácil e óbvio de ver, particularmente quando uma fotografia de um ícone de filme no tapete vermelho gera toda uma indústria de novos designs de vestidos.
  6. Finalmente, nosso próprio relacionamento pessoal colorir, embora o menos influente, ainda é importante. Se você sempre odiou a cor da laranja porque teve uma experiência ruim com algo que era uma laranja de cor dominante no seu banco de memória, talvez nunca goste dessa cor.

É claro que compreender essa pirâmide de influência é apenas uma parte do motivo pelo qual gostamos de certas cores em nossa casa. Mas é uma idéia importante entender quando pensar em como certas cores em sua casa podem fazer com que você se sinta protegido, energizado, nutrido e enriquecido - em outras palavras, faça você se sentir bem.

A cor é meramente nossa percepção da luz, e à medida que envelhecemos, nossa percepção da cor ou nossa capacidade de lembrar a cor podem mudar. Hospitais, por exemplo, estão experimentando o efeito da cor com pacientes que sofrem de perda de memória. De fato, a memória e a cor estão intimamente interligadas. Se você não acha interessante pensar em como grandes estacionamentos usam cores para influenciar sua capacidade de lembrar onde você estacionou seu carro. Nosso cérebro só pode prestar atenção a pequenas quantidades de informação de cada vez, e é exatamente por isso que as marcas confiam na cor para impor sua marca em seu cérebro.

Blogues impressos

Blogues impressos

Blogues impressos

O exemplo acima, da empresa de design Printsome, mostra como a cor pode ser poderosa em nossas memórias. Confira seus outros exemplos de troca de cores de marcas; o que sua mente pensa quando o logotipo da Starbucks é ilustrado nas cores da Dunkin 'Donuts? Sua mente muda de marca?

Apesar dessas informações sobre cor e memória, Ms. Seybold também mencionou que pode ser difícil descrever por que gostamos de uma determinada cor mais do que outras. Estudos mostraram que, ao fazer compras, 93% dos consumidores colocam a aparência visual acima de todos os outros fatores. 85% dos compradores dizem que a cor é o principal motivo para selecionar um determinado produto. * Dentro de segundos, nosso cérebro pode reconhecer uma marca antes mesmo de registrar as letras ou o logotipo.

Então, como tudo isso ajuda você a escolher as cores certas para sua casa? Como isso ajuda você a criar um estado de bem-estar em sua sala de estar, cozinha ou home office? É importante que você vá com o seu intestino (sua reação biológica) ao selecionar lençóis, cores de pintura ou estofos. Escolha cores que façam você e sua família se sentirem bem e lembre-se de que, em uma sala cheia de móveis, você tem muitas oportunidades de influenciar a paleta de cores geral. Você pode escolher neutros neutros para seus investimentos de longo prazo, como carpetes ou pisos, e você pode experimentar novas cores na forma de acessórios baratos que podem ser rapidamente substituídos.

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, chefe do Centro Eiseman de Informação e Treinamento em Cores, autora de nove livros sobre cores, entende que sentir-se bem com suas cores interiores não significa necessariamente escolher uma cor sobre outra. É importante jogar com os tons e tons certos para sua própria casa. "É um erro simplesmente confiar em amostras de tinta", diz ela sobre escolher a tinta de cor certa para suas paredes. Teste amostras de tinta na parede ou em placas de amostra e viva com ela por algum tempo. Tome nota de como a cor muda com A luz do dia e como ela funciona com a luz de seus móveis. Ms Eiseman lembrou que quando morava na ensolarada Los Angeles, ela adorava um tom particular de amarelo que ela escolheu para sua casa.Quando ela se mudou para o Noroeste, ela ainda manteve amarelo como uma cor primária, mas tinha que ajustar a sombra para que ela funcionasse bem com a iluminação cinza do noroeste nublado.

Aqui estão algumas ótimas dicas para escolher as cores certas para sua casa:

  • Não tenha pressa. Você nunca deve se sentir apressado ao comprar tecidos, roupas de cama, móveis, tapetes ou qualquer mobília para sua casa. Use o Pinterest para criar quadros coloridos ou recortar imagens de revistas. Colocar seus sentimentos no papel é a melhor maneira de obter foco e identificar como você responde fisicamente e mentalmente a determinadas cores ou combinações de cores. Usando um designer de interiores profissional pode ajudar a acelerar o processo, no entanto, você ainda precisa saber quais cores você faz, e não gosta. Leia mais dicas para trabalhar com um designer de interiores.
  • Sempre traga amostras para casa. A maioria das empresas de móveis tem amostras de tecido que você pode levar para casa. Essa não é apenas uma ótima maneira de ver como sua família reage à cor, mas também é uma ótima maneira de ver como ela funciona dentro da sala. Leia mais sobre amostras e amostras aqui.
  • Não escolha cores de tinta na loja. O maior erro é escolher suas fichas de tinta na loja sem testá-las primeiro em casa. Mesmo que você tenha que comprar uma pequena quantidade de tinta para testar em casa, vale a pena pintar parte de sua parede ou pintar uma placa de amostra. Essa mesma ideia deve ser usada ao selecionar o papel de parede também. Leia mais nossas dicas de pintura aqui.
  • Contrate um consultor de cores. Os consultores em cores são definitivamente um investimento valioso, especialmente quando você precisa tomar muitas decisões de cores de uma só vez. Se você está repintando toda a casa, por exemplo, ou construindo uma nova casa, esta é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre as cores que você ama e como se adaptar às tonalidades corretas. Encontre um especialista aqui.

Originalmente apresentado no Porch.com
* Fonte

Outras fontes:

Associação Internacional de Consultores de Cores / Designers
Pantone