O Efeito Da Atitude Dos Funcionários Na Produtividade No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

As atitudes no local de trabalho podem afetar sua capacidade de realizar seu trabalho.

Os chefes querem que você apareça para trabalhar com mais do que apenas suas roupas de negócios ; eles preferem que você venha trabalhar usando um sorriso com esse terno. A atitude que você traz para o trabalho pode fazer ou quebrar sua carreira. Quando você pega uma atitude ruim no trabalho, você pode infectar seus colegas de trabalho com suas vibrações negativas. Atitudes negativas - assim como as positivas - têm um efeito direto na produtividade do trabalhador e no resultado final de uma empresa.

Atitudes negativas

Pessoas com atitudes negativas são difíceis de se trabalhar. Eles são como vampiros que sugam a vida de idéias positivas e sessões de brainstorming. Aquele queixoso que só vê o mal em uma situação destrói a criatividade com as primeiras palavras que lhe saem pela boca. Com uma pessoa da equipe que continuamente exibe negatividade ou reclama de tudo, os funcionários podem hesitar em compartilhar ideias que possam ter influências positivas no trabalho e na produtividade.

Atitudes Positivas

As atitudes positivas são tão contundentes quanto as negativas. Uma atitude positiva tem a capacidade de envolver os funcionários em seu trabalho. Atitudes positivas levam a intercâmbios otimistas que promovem o crescimento e a progressividade. A comunicação é aprimorada, as equipes têm melhor desempenho, a moral aumenta e a produtividade melhora. As pessoas prosperam quando estão imersas em uma experiência positiva. Eles são impelidos a obter mais e a apropriar-se dos resultados.

Gerentes Definem o Tom

Todo gerente tem a oportunidade de definir o tom de "atitude" do local de trabalho para sua equipe. O gerente que inspira sua equipe mantendo-se positivo cria um ambiente que estimula a criatividade e a inovação. Se ela administrar habilmente essa intratável colega de trabalho tratando de reclamações logicamente, sua equipe se sentirá segura para compartilhar suas ideias que podem melhorar uma empresa e aumentar seu crescimento. Os funcionários que se sentem bem em ir trabalhar estão mais envolvidos no que fazem. O sucesso da empresa torna-se pessoal para o funcionário e todos obtêm as recompensas

Atitudes e produtividade

Desde 1997, a Gallup realizou pesquisas que entrevistaram mais de 3 milhões de trabalhadores sobre engajamento. Em seus resultados, três tipos de trabalhadores foram identificados: engajados, não engajados e ativamente desengajados. Os funcionários engajados - aqueles com mentalidade positiva - são os "construtores". Os trabalhadores não engajados são neutros, nem positivos nem negativos, enquanto os trabalhadores ativamente desengajados são considerados pela Gallup como os "habitantes das cavernas". Esses moradores de cavernas com suas atitudes negativas, diz Gallup, "prosperam em fazer parte do problema" em vez de ajudarem a encontrar soluções, que acabam levando à produtividade.