O compartilhamento de trabalho pode causar alguma perda da identidade do local de trabalho de cada indivíduo.
Se você está procurando uma mudança em seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal - talvez queira mais tempo em casa com um novo bebê - você pode estar pensando em dividir o emprego. Antes de você pular, tenha certeza de que você pode lidar com as possíveis desvantagens. Você terá que estabelecer e manter uma comunicação constante e efetiva com a outra pessoa; você não pode simplesmente fazer do seu jeito. Vocês dois vão se tornar metades do mesmo todo, intercambiáveis na mente de algumas pessoas, então você corre o risco de perder sua identidade profissional individual, tornando-se a "pessoa de terça a quinta-feira" ou mesmo "Qual você é?" E, claro, o seu orçamento para compras de sapatos terá um impacto definitivo.
Renda e Benefícios
Arranjos de compartilhamento de trabalho geralmente significam uma queda substancial na renda. Isso pode ser uma pílula difícil de engolir, especialmente se você está acostumado a um emprego em tempo integral e a renda em tempo integral que vem com ele. Isso pode ser um pouco compensado por roupas e contas de gasolina mais baixas, já que você não está dirigindo para o escritório todos os dias ou precisando de tantas roupas apropriadas para o escritório. Mesmo assim, você provavelmente ainda precisará fazer algumas mudanças em seus hábitos: é difícil justificar todos esses ótimos novos ternos se você não estiver se vestindo para o trabalho todos os dias. Você também pode se ver pagando mais por benefícios ou sem eles, dependendo de como seu empregador escolhe cobrir a posição de trabalho.
Quem está encarregado?
Ambos os parceiros em uma situação de compartilhamento de trabalho devem estar dispostos a fazer quaisquer aspectos do trabalho que caiam em seus dias designados. Cada um de vocês precisa ser capaz de continuar exatamente onde seu parceiro parou, independentemente de quem esteja nominalmente encarregado de um projeto em particular. Você provavelmente já ouviu falar que é uma má forma dizer "não é meu trabalho", quando perguntado sobre algo no trabalho - isso vale em dobro para o compartilhamento de trabalho. É o seu trabalho, se você começou ou não, é responsável por ele ou como a abordagem a ser tomada. Você também tem que ser de pele grossa o suficiente para ser culpado se algo der errado em um projeto, seja "seu" projeto ou não.
Compartilhando a carga de trabalho
No papel, o compartilhamento de trabalho é uma divisão igual de praticamente todos os aspectos de um único trabalho. Não é como trabalho em turnos ou trabalho em meio período; em vez disso, é um trabalho em tempo integral sendo feito por duas pessoas separadas. Mas só porque os dois colocam 20 horas por semana, não significa que a carga de trabalho seja sempre compartilhada igualmente. Se ambos não tiverem a mesma ética de trabalho ou compromisso para aproveitar ao máximo suas horas de trabalho, é fácil para o ressentimento se arrastar para qualquer parceiro que não esteja carregando seu peso.
Concorrência ou Cooperação
O compartilhamento de empregos pode colocar até amizades fortes no teste. Se os parceiros mantêm uma comunicação efetiva e compartilham informações completas sobre os projetos em andamento, é possível manter um acordo de trabalho cooperativo. Mas e se um parceiro parece receber todos os elogios ou atenção do chefe? Ou continuamente deixa pilhas de trabalho para o outro, enquanto faz apenas as partes rápidas ou fáceis do trabalho? De repente, a cooperação se torna concorrência, ameaçando tanto a relação de trabalho quanto o acordo de compartilhamento de trabalho.