O treinamento em circuito pode fazer você suar e ajudar a perder peso.
Dada a ampla gama de programas de exercícios e planos de dieta disponíveis para perder peso, você pode ter a impressão de que perder peso é absurdamente complicado. Na realidade, esse não é o caso. Você pode perder peso de forma eficaz com um plano comparativamente simples, como o treinamento em circuito, se for projetado corretamente. Por mais eficazes e seguras que sejam as rotinas de treinamento em circuito, você ainda deve consultar um médico antes de iniciar um programa de perda de peso.
Treinamento de circuito explicado
Se você está acostumado a programas de treinamento de peso mais tradicionais, os treinos de treinamento em circuito podem parecer um pouco desafiadores no início. Em vez de trabalhar em uma máquina para uma série de conjuntos e, em seguida, passar para outra, você executará exercícios por um determinado período de tempo, sem descansar entre as repetições, depois passará para outra máquina. E em vez de se mover entre as máquinas sem pressa, você se mudará para uma nova máquina imediatamente, sem parar para pegar uma bebida ou qualquer outra coisa. Depois de ter realizado exercícios em todas as máquinas do circuito, você pode fazer uma breve pausa antes de repetir o circuito.
Benefícios do Treinamento em Circuito
As características únicas do treinamento em circuito funcionam bem para promover a perda de peso. Tome, por exemplo, a resistência usada. Para manter a força durante um circuito inteiro, você precisará usar pesos mais leves do que se estivesse realizando apenas alguns repetições para testar sua força máxima. De acordo com a pesquisa da edição de dezembro da 2009 de "Diabetes Care", exercícios com níveis mais baixos de resistência e curtos períodos de descanso queimaram mais calorias do que exercícios que usavam pesos mais pesados e períodos de descanso mais longos. Além disso, curtos períodos de descanso podem ajudar a promover a secreção do hormônio do crescimento, o que ajuda na queima de gordura.
Exercícios da parte superior do corpo
Quanto mais exercícios você puder realizar, mais calorias queimará em seu circuito. Assim, você desejará se preparar para o sucesso no circuito com um ordenamento lógico de exercícios. Tente organizar seus exercícios em torno dos movimentos básicos dos músculos da parte superior do corpo - empurre e puxe. Colocar um exercício de pressão, como a pressão torácica, mais próximo de um exercício de puxar, como o rosca bíceps, permitirá que seus músculos empurrem o tempo para descansar antes de submetê-los a outro exercício de pressão, como a sobrecarga. Você pode querer separar os exercícios de "empurrar", como o empurrão do tríceps, a trituradora de crânio e a prensa inclinada, com exercícios de "puxar", como a fileira de cabos, pullups e pulldowns lat.
Exercícios da parte inferior do corpo
Assim como na parte superior do corpo, é importante organizar os exercícios da parte inferior do corpo para obter o máximo de sucesso. Em vez de empurrar e puxar os movimentos, os exercícios da parte inferior do corpo para consideração no seu circuito podem ser classificados pelo grupo muscular primário que realiza o trabalho - o quadríceps, os isquiotibiais ou os bezerros. Você pode organizar seu circuito para que primeiro faça um exercício quad-dominante, como o agachamento, e depois um exercício de isquiotibiais, como a flexão da perna, e depois um exercício dominante na panturrilha, como o aumento da panturrilha. Você será capaz de separar ainda mais os grupos musculares em seu circuito com a inclusão de exercícios da parte superior do corpo.
Exercícios Cardiovasculares
Cardio treino é uma ótima maneira de queimar calorias, e esses exercícios também podem ajudar a dar aos seus músculos uma pausa de exercícios de resistência em seu circuito. Considere adicionar uma atividade como jogging, ciclismo ou remo - ou todos os três - ao seu circuito; Tente colocar uma atividade de cardio no início, meio e fim do seu circuito para aumentar o seu potencial de queima de calorias.
Colocando tudo junto
Se o seu objetivo é queimar calorias de forma eficiente, nenhum circuito é ruim. Mas uma pequena organização pode ajudá-lo a fazer mais exercícios sem se exaurir prematuramente. Um circuito efetivo com cada exercício realizado para os segundos 90 pode ter a seguinte aparência: corrida em esteira, pressão torácica, flexão de perna, pulldown lat, leg press, overhead, bicicleta estacionária, linha de cabo, agachamento, flexões.