Meu Empregador Pode Me Dizer Que Não Posso Comer Alguma Coisa?

Autor: | Ultima Atualização:

Comer na mesa é uma prática muito comum na maioria das empresas.

Tantos trabalhadores almoçam em suas próprias mesas que a hora do almoço se tornou uma lembrança distante em algumas empresas. No entanto, alguns empregadores proíbem seus empregados de comer qualquer coisa no trabalho, alguns encorajam-os a alcançar ou manter um peso saudável e alguns tentam banir a comida lixo enquanto permitem outros alimentos.

Banimento de Alimentos

Empresas que banem alimentos completamente no local de trabalho costumam citar os regulamentos de segurança da OSHA como o motivo. Não há regulamentação da OSHA que proíba os funcionários de almoçar ou tomar uma xícara de café em suas mesas, mas a OSHA exige que os empregadores proíbam alimentos ou bebidas perto de materiais potencialmente perigosos. Se você trabalha em torno de produtos químicos perigosos ou riscos biológicos, você não pode comer um sanduíche na mesma área que o perigo em potencial. Se o seu empregador lhe diz para não comer algo em uma área perigosa, ela não está apenas dentro de seus direitos, mas é legalmente obrigada a fazê-lo.

Programas de Bem-Estar

As empresas que oferecem benefícios de seguro de saúde às vezes têm programas de bem-estar corporativo para reduzir os custos médicos dos funcionários e economizar dinheiro para a empresa. O Affordable Care Act proíbe a discriminação com base na condição médica de um funcionário, mas permite que os empregadores ofereçam descontos extras a funcionários que preencham determinadas condições, como reduzir o peso, a pressão sangüínea ou a porcentagem de gordura corporal. Como o não cumprimento dessas metas pode resultar no pagamento de prêmios mais altos, essa prática efetivamente permite que os empregadores pressionem você a perder peso. Os programas de bem-estar geralmente se concentram em metas mensuráveis, como o IMC, e não no que o funcionário tem para almoçar em um determinado dia. No entanto, um supervisor pode avisar um funcionário que esteja comendo junk food e que o não cumprimento das metas de bem-estar resultará em prêmios mais altos.

Banimento de junk food

Na tentativa de reduzir os custos médicos, algumas empresas proíbem os fumantes de trabalhar para eles, mesmo que só fumem quando estão de folga. Um número menor de empresas instituiu uma proibição semelhante de comer junk food. Embora organizações como a American Civil Liberties Union tenham objetado a proibições desse tipo como uma forma de discriminação, muitos estados não têm leis que os proíbam especificamente. Alguns estados proíbem as empresas de proibir qualquer atividade legal fora do local de trabalho.

Direitos dos Funcionários

Se o seu gerente está lhe dizendo para não comer alguma coisa, não há muito o que você possa fazer sobre isso do ponto de vista legal. Embora muitas pessoas concordem que é invasivo e inadequado para um empregador interferir em suas escolhas alimentares pessoais, isso não significa que é ilegal para o empregador fazê-lo. Se você acredita que o empregador está tratando você de forma diferente de outros funcionários por causa de raça, religião, sexo ou nacionalidade, você pode registrar uma queixa. Caso contrário, você pode ter que tentar resolver isso com o seu empregador.