O Meu Empregador Pode Exigir Que Eu Seja Livre De Tabaco?

Autor: | Ultima Atualização:

O controle de seu empregador sobre suas horas de folga depende de vários fatores.

Pode parecer draconiano que seu empregador possa controlar o que você faz quando não está no relógio, e é ainda mais assustador considerar que o ponto pode ser discutível de qualquer maneira. A menos que você trabalhe em Montana, todos os outros estados são jurisdições empregatícias. Isso significa que seu empregador não precisa de um motivo para demiti-lo. No entanto, alguns estados têm leis separadas que impedem uma empresa de deixar você ir porque você fuma.

Emprego à vontade

O conceito de emprego à vontade é que você pode deixar sua posição sempre que quiser. Se o seu chefe é um ogro, se você conseguir uma oferta de trabalho melhor, ou se quiser mudar de carreira, você é livre para fazê-lo - seu empregador não pode pará-lo. Ele tem a mesma liberdade, no entanto. Ele pode deixar você ir porque ele não gosta de morenas e você recentemente pintou seu cabelo. Ele pode terminar seu emprego porque ele vê uma foto sua em um site de mídia social com um cigarro na mão e ele detesta os fumantes. Ele nem precisa dizer que é por isso que ele decidiu que não precisa mais de seus serviços. Ele pode simplesmente deixar você ir.

Exceções

Quase todas as regras têm suas exceções, e várias existem com leis de emprego à vontade. Mesmo se você é um trabalhador voluntário, seu empregador não pode demiti-lo por uma razão que viola a política pública, como se ele estivesse discriminando você. Por exemplo, ele não pode terminar seu trabalho porque você é uma mulher. Isso é discriminação de gênero. Os funcionários do governo geralmente não são trabalhadores temporários, e isso inclui professores de escolas públicas. Os trabalhadores sindicalizados também não estão sujeitos às leis trabalhistas. Se você tem um contrato com seu empregador declarando que ele só pode demiti-lo por justa causa, você não é um funcionário livre. Seu chefe deve lhe dar uma razão legal e viável para deixar você ir. Usar tabaco em seu próprio tempo só se qualificaria como causa se o seu contrato declarar que você não pode fumar, seja no trabalho ou no seu próprio tempo. Isso é contra a lei em muitos estados, mas não em todos.

Leis Estaduais

Os estados do Distrito de Colúmbia e 29 têm leis que proíbem seu empregador de demiti-lo porque você fuma ou usa tabaco. Se você mora em outro lugar, no entanto, você não tem proteção a menos que outra lei se aplique à situação. Por exemplo, alguns estados têm leis contra um empregador que bisbilhota a vida privada de seus funcionários e, na maioria dos casos - a menos que você esteja de plantão - suas horas de folga se qualificam. Se você publicar uma foto sua na Internet, no entanto, isentou seu empregador dessa regra. Quando você faz algo público, você geralmente desiste do seu direito à privacidade. O mesmo se aplica à iluminação em um bar se seu chefe estiver visitando o mesmo estabelecimento ao mesmo tempo, supondo que seu estado lhe permita demiti-lo por fumar. Você está fumando em público, então desistiu do seu direito à privacidade em relação ao seu hábito.

Considerações práticas

Mesmo que o seu estado proíba o seu chefe de terminar o seu emprego, porque você usa tabaco, pode não importar se você está trabalhando em um estado diferente de Montana. Por causa das leis trabalhistas, ele pode simplesmente demitir você sem declarar que seu hábito de fumar é o motivo. Você teria então o ônus da prova para estabelecer o contrário, se quisesse entrar com um processo de emprego contra ele em um dos estados que protegem os funcionários que fumam. Você teria que estabelecer que o seu término era, na verdade, o resultado da sua escolha de usar tabaco. Um pouco de bom senso pode, no entanto, ajudar muito a reduzir o problema. A menos que o seu empregador submeta regularmente os funcionários à triagem de drogas para testar a nicotina, ele não tem como saber se você se ilumina na privacidade de sua própria casa. Ele não pode forçar seu caminho até sua casa para descobrir. Apenas evite postar uma foto sua na Internet ou acendendo em público.