A Tosse Do Canil Pode Ser Transferida Para Outras Espécies?

Autor: | Ultima Atualização:

A tosse do canil parece que seu cachorro tem algo preso na garganta.

Se o seu cão começar aquele barulho terrível indicando tosse do canil, você está direito de se preocupar, pode se espalhar para outros animais de estimação. A transmissão da tosse do canil do cão para o cão não vacinado é provável. A doença é "zoonótica" - pode ser transferida para outras espécies, embora seja rara.

Tosse do canil

Principalmente causada pelo organismo bordetella bronchiseptica, a tosse do canil geralmente ocorre em poucos dias após a exposição de um cão ou gato a grande número de animais, um dos quais carrega o vírus. É onde fica o nome de tosse do canil, embora seja formalmente conhecida como traqueobronquite. Extremamente contagioso, é comum em animais de abrigo, mas seu animal de estimação pode buscá-lo em uma instalação de cuidados pessoais, em um parque para cães ou em qualquer lugar onde os cães se reúnam em locais próximos. Cães afetados exibem um tipo de tosse, então podem parecer amordaçados. Geralmente, passa depois de alguns dias, embora o animal ainda seja contagioso por até três semanas. O Manual Veterinário da Merck afirma que outras causas de traqueobronquite incluem parasitas ou doenças cardíacas ou pulmonares. Juntamente com bordetella, outros organismos freqüentemente criam infecções secundárias, incluindo herpesvírus e parainfluenza.

Felinos

Segundo o site do Koret Shelter Medicine Program, tossir cães em um abrigo enfatizam gatos, assim como latidos constantes. No entanto, afirma que o risco de cão infectado com tosse ou canil infectando um gato em uma casa é muito baixo, especialmente se o seu gato é vacinado contra bordetella. Na maioria dos casos, o site relata que nem é comum que um cão tosse do abrigo transfira a tosse do canil para outros cães em uma casa. Embora os adotantes recebam informações estritas sobre a quarentena de novos animais, o KSMP percebe que muitas pessoas não seguem seus conselhos, expondo os animais adotados a outros animais domésticos cedo demais. Os gatos podem pegar bordetella de outros felinos, mas geralmente é chamado de "gripe do gato". Os sintomas incluem corrimento nasal, espirros e olhos lacrimejantes

Furões

Os sistemas respiratórios dos furões são extremamente sensíveis. Eles podem até pegar resfriados de seus donos, então se você estiver doente, peça a alguém para cuidar de seus animais de estimação. Eles podem pegar tosse do canil de cães ou gatos, de acordo com o site da veterinária Indiana Sue Whitman. Se você ainda não mantém seus furões separados de outros animais de estimação, mantenha um cão de abrigo recentemente adotado ou um retornando para casa depois de um tempo em um canil longe de seus furões por um período de quarentena de três semanas.

Vacinação

os animais de estimação freqüentemente ficam em instalações de abrigo ou creches para cães, ou são frequentemente expostos a animais estranhos, vacinando-os contra bordetella. Formas injetáveis ​​e intranasais da vacina estão disponíveis. Embora a vacinação contra a tosse do canil não ofereça proteção completa, é provável que seu animal tenha menos sintomas e se recupere mais rapidamente se ficar exposto à bordetella.