Jogar coisas não é um comportamento aceitável no local de trabalho.
Seu chefe pode jogar algo em você? Fisicamente, sim, claro que ele pode. Ele deveria jogá-lo? Melhor não. Enquanto a violência em larga escala no local de trabalho atrai a maior parte da atenção da mídia, muitos trabalhadores são expostos diariamente a abusos pessoais que vão desde palavrões e ataques de raiva a ataques físicos. Isso põe em perigo as metas e expõe os autores a possíveis demissões, litígios e até acusações criminais.
Leis
Independentemente de você ter ou não sido atingido ou ferido pelo lance de objeto do seu chefe, o próprio ato atende à descrição da violência no local de trabalho estabelecida pelo Departamento do Trabalho dos EUA: “Qualquer ato ou ameaça de violência física, assédio, intimidação ou outro comportamento disruptivo ameaçador. que ocorre no local de trabalho. ”Inclui ameaças, abuso verbal, agressões físicas e homicídio. O FBI define ainda quatro tipos de violência no local de trabalho, incluindo violência dirigida a funcionários e violência contra colegas de trabalho, supervisores ou gerentes por um funcionário atual ou antigo. A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional exige que os empregadores forneçam a seus trabalhadores condições que sejam livres de perigos conhecidos.
Você decide
Se este foi um incidente isolado e o chefe pede desculpas, e se você realmente quiser manter o emprego, pode ignorar o que aconteceu. Talvez um erro de sua parte tenha provocado a explosão. Embora nada justifique tal comportamento violento, um pedido de desculpas e uma promessa de melhorar as coisas de ambas as partes podem acalmar a situação. Por outro lado, se seu chefe tiver um histórico de comportamento explosivo, você deve relatar o incidente a recursos humanos ou ao superior de seu chefe. O FBI identifica conflitos de personalidade entre um trabalhador e um supervisor entre os fatores de risco para a violência no local de trabalho. Comportamentos violentos no local de trabalho podem ser previstos por sinais como ameaças verbais e abuso, explosões de raiva, telefonemas e e-mails de assédio, beligerância e mudanças de comportamento, sinais de paranoia e alterações de humor.
Documento Tudo
Mesmo que você não planeje tomar qualquer ação neste momento, comece uma trilha de papel listando este evento, a data, qualquer testemunha, o que levou ao ataque e qualquer comportamento agressivo ou inapropriado similar anterior feito pelo seu chefe. Assim, se você for segmentado novamente, você terá um registro de incidentes anteriores para relatar ao RH ou à alta gerência. O RH pode estar ciente de um padrão de comportamento e recomendar que o chefe busque aconselhamento sobre o controle da raiva. O chefe fora de controle pode até ser dispensado.
Ações
Se o objeto lançado te atingir, faça um relatório da polícia. Mesmo se você não foi atingido, você pode considerar o processo, mas primeiro consultar um advogado com experiência em direito do trabalho. Nessa sociedade litigiosa, as pessoas atendem o telefone para ligar para um advogado com o menor pretexto. Enquanto processando um chefe que jogou algo em você poderia ser emocionalmente satisfatório, não necessariamente fornecerá o resultado desejado. Se você não foi atingido e ferido, não é provável que você possa ganhar danos no tribunal.