Pode Um Empregador Falar Mal De Você?

Autor: | Ultima Atualização:

Existem leis que o protegem de coisas que empregadores rancorosos dizem.

Se você é um empregado atual ou anterior, há algumas coisas que um empregador simplesmente não posso falar sobre você. Se você descobrir que um empregador está falando mal de você - intencionalmente dizendo coisas para atacar seu personagem ou estragar seu bom nome - você tem o poder de fazer algo a respeito.

Depende do estado

Cada estado tem suas próprias leis para proteger funcionários e empregadores e um conceito comum é chamado de “privilégio qualificado”. Sob a regra de privilégio qualificado, os empregadores podem dizer ou publicar qualquer informação sobre você, desde que as informações sejam precisas, comunicadas em um “ necessidade de saber ”e de natureza não discriminatória. Eles podem comunicar essas informações aos funcionários ou a terceiros, incluindo possíveis empregadores que estejam chamando por uma referência

Depende das Palavras

O fato de o comportamento de seu empregador ser permitido também depende do que você considera falante. Em muitos casos, um empregador pode dizer coisas desagradáveis ​​sobre você, desde que as palavras sejam verdadeiras. Se ela está falando palavras que não são verdadeiras, ela corre o risco de ser responsabilizada por calúnia ou difamação de caráter. O empregador não pode falar a verdade com malícia, mesmo sob a regra de “privilégio qualificado”. Se suas palavras são maliciosas ou rancorosas por natureza - o que significa que ela sabe que são falsas e as diz de qualquer maneira - ela pode ser responsabilizada

Determinando o que está sendo dito

Existem maneiras de determinar se um empregador é realmente falando mal de você. Uma maneira é perguntar aos atuais ou antigos colegas de trabalho. Se você acha que o empregador está falando mal de potenciais empregadores, contrate uma agência investigativa para determinar se suas suspeitas são verdadeiras. Essas agências investigativas frequentemente se apresentam como potenciais empregadores para descobrir o que os antigos empregadores estão dizendo sobre você.

O que você pode fazer

Se você determinar que o empregador está dizendo ou publicando declarações falsas e difamatórias sobre você, você tem motivos legais para apresentar calúnia ou difamação de ação de caráter. Se um processo for aberto, o empregador deve provar que a declaração falsa que fez é verdadeira. Para determinar se um processo é apropriado, você provavelmente deve consultar um advogado de emprego. Dependendo do estado, você pode ter um prazo específico para registrar sua ação judicial. Por exemplo, em Ohio, você tem até um ano para entrar com uma ação judicial.