
O bruxismo, ou o ranger dos dentes, pode significar dor oral ou vários outros problemas sérios de saúde em gatos.
O bruxismo, ou o ranger e ranger de dentes, é frequentemente pensado de como uma doença humana. No entanto, a trituração dos dentes é bastante comum em gatos também. A condição é mais freqüentemente relacionada a problemas dentários, mas também pode ser um sintoma de problemas de saúde mais graves.
Dor Oral
Se o seu gato está rangendo os dentes e parece estar babando ou salivando excessivamente, provavelmente está sofrendo de um problema dental, como uma lesão, um abscesso ou estomatite, uma condição inflamatória dolorosa. Seu bruxismo também pode ser causado por dor na mandíbula decorrente de uma fratura ou problemas na articulação temporomandibular (ATM). Uma queimadura oral, um dente fraturado ou um corpo estranho na boca também pode ser o problema. A dor pode até ser causada por algo que ela tenha ingerido, como uma planta doméstica ou um produto químico ácido.
Outras causas
A trituração do dente do seu gato pode estar relacionada a condições gastrointestinais, como gastrite, doença inflamatória intestinal ou pancreatite. Colangiohepatite, um nome chique para baixos níveis de potássio, também pode estar causando bruxismo. Neuropatia, raiva e até mesmo tumores cerebrais são outras possibilidades, mas essas doenças são raras em gatos, e outros sintomas mais graves, como convulsões, geralmente são notados primeiro. Além disso, um som de moagem na mandíbula é um dos inúmeros sintomas de insuficiência renal crônica, uma condição séria na qual os rins não processam eletrólitos e resíduos adequadamente. Mas, novamente, a condição é relativamente rara, e sintomas como vômitos, constipação e perda de peso provavelmente aparecerão em primeiro lugar.
Opções de diagnóstico e tratamento
Consulte seu veterinário se o seu gato mói ou range seus dentes. O veterinário provavelmente irá fazer radiografias dentárias para localizar a fonte da dor oral do seu gato ou eliminá-la como uma causa. Testes como ressonância magnética, tomografia computadorizada ou endoscopia, um procedimento em que o veterinário usa uma câmera para olhar dentro do corpo do seu gato, pode ser necessário para chegar à raiz do problema. O tratamento depende dos resultados desses procedimentos e pode abranger medicamentos ou cirurgias, como extrair um dente fraturado.
Prevenção
Você pode tomar várias medidas preventivas para evitar as causas mais comuns de bruxismo. Fazer exames em casa é uma boa maneira de evitar problemas dentários antes que eles comecem. Uma maneira rápida de verificar a saúde bucal do seu gato é farejar o fôlego. A respiração fortemente ofensiva pode ser uma indicação de doença gengival. As gengivas saudáveis devem ser rosadas, sem inchaço ou úlceras visíveis, e os dentes devem estar livres de tártaro. Pergunte ao seu veterinário para recomendar um alimento que ajuda a reduzir a placa bacteriana. Fornecer brinquedos de mastigar e escovar os dentes do seu gato regularmente com um creme dental aprovado pelo veterinário também pode manter a doença de tártaro e gengiva na baía e ajudar a manter dentes e gengivas saudáveis.




