Inchaço E Gases Durante O Exercício

Autor: | Ultima Atualização:

Modificar hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o inchaço e gases durante o exercício.

Experimentar o inchaço e gases durante o exercício pode ser desconfortável e embaraçoso. Para promover o desempenho no pico do exercício, a nutricionista Natalie Egan, do Brigham and Women's Hospital, recomenda aumentar a conscientização sobre as causas comuns de inchaço e gases, como hábitos alimentares e ingestão de líquidos e sódio. Depois de identificar possíveis culpados, você pode implementar mudanças na dieta e no estilo de vida para ajudar a minimizar ou eliminar o inchaço e o desconforto causado pelo gás. Considere consultar um profissional de saúde se você apresentar rotineiramente inchaço e gases ou se os sintomas piorarem progressivamente.

Alimentos para Evitar

Se o inchaço e o gás fizerem com que seu abdome se sinta maior que o normal e atrapalhe sua rotina de exercícios, pode ser útil evitar a ingestão de produtos lácteos contendo lactose e feijão que podem causar fermentação bacteriana no cólon e, portanto, flatulência. Inchaço e gás também estão associados a um aumento rápido e significativo da fibra alimentar; alimentos gordurosos ou fritos; alimentos volumosos como brócolis e repolho; Frutas secas; produtos que contenham edulcorantes artificiais, como muitos alimentos com baixo teor de carboidratos ou sem açúcar; e bebidas carbonatadas.

Fluidos, sódio e ar

Inchaço e gases durante o exercício podem ser causados ​​por beber muito líquido ou não ingerir sódio suficiente, de acordo com o especialista em medicina esportiva, Dr. Chris Koutures. Para saber se você está bebendo muito líquido ou não está recebendo sal suficiente, pese-se antes e depois do exercício. Qualquer ganho de peso pós-esforço, ou inchaço dos dedos, mãos, pés ou tornozelos, pode indicar a necessidade de limitar a ingestão total de líquidos ou aumentar a ingestão de sal em torno dos tempos de exercício. Engolir o ar enquanto respira pesadamente durante o exercício aeróbico, mascar chiclete, engolir bebidas, usar um canudo, conversar enquanto come, não mastigar completamente os alimentos e beber das fontes de água também pode levar ao aumento do inchaço e do gás.

Prevenção de inchaço e gás

Comer alimentos ricos em proteínas, fibras ou gordura pouco antes do exercício pode contribuir para sentir-se inchado e gasoso. O nutricionista esportivo e treinador de triatlo Bob Seebohar aconselha a espera para se exercitar pelo menos duas ou três horas depois de consumir uma refeição pequena e saudável ou lanche para que seu corpo tenha tempo suficiente para digerir proteínas e carboidratos adequadamente. Para ajudar a prevenir o inchaço devido à retenção de água, a competidora de fitness e treinadora Shannon Clark sugere que se exercite regularmente; comer alimentos ricos em potássio, como banana, espinafre, tomate, nozes e peixe; minimizar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como macarrão, pão e arroz; aumento da ingestão de cálcio; e adicionando salsa, um diurético natural, aos alimentos.

Dicas e Considerações

Terapias naturais, como beber hortelã ou chás de camomila, podem ajudar a aliviar o gás e o inchaço quando se exercita ou se dedica a outras atividades cotidianas. Também estão disponíveis tratamentos de venda sem receita, incluindo alguns que contêm enzimas que ajudam a decompor carboidratos de difícil digestão e produtores de gás. Antes de tentar qualquer solução, considere consultar seu médico para discutir possíveis causas de inchaço e gases, e possíveis condições subjacentes.