O Ciclismo Beneficia Grupos Musculares?

Autor: | Ultima Atualização:

Andar de bicicleta pode ser uma maneira divertida e eficaz de treinar seus músculos.

Se você cresceu com uma bicicleta como seu principal meio de transporte, o ciclismo é provavelmente uma segunda natureza para você como uma atividade relaxante e agradável. No entanto, o ciclismo também pode ser um exercício eficaz, tanto para a saúde cardiovascular quanto para a força muscular. Embora o ciclismo possa não ser uma atividade muscular particularmente intensa, você descobrirá que o ciclismo pode ajudar a fortalecer grupos musculares em todo o corpo.

quadríceps

Os quadríceps são talvez o grupo muscular mais óbvio afetado pelo ciclismo; quando você está cansado e suas coxas doem, essa é a maneira como o quadríceps sinaliza a fadiga. Como o nome sugere, o quadríceps é um grupo de quatro músculos, e o ciclismo beneficia esses músculos porque a atividade requer extensão do joelho e flexão do quadril, para os quais o quadríceps fornece a força. Os quadríceps fortes ajudam-no a pedalar mais rapidamente e a atacar as colinas mais facilmente.

Glutes

A frase encorajadora, "coloque a sua bunda em marcha" pode ser aplicada literalmente ao ciclismo, já que os músculos localizados na sua extremidade traseira - também conhecidos como os glúteos - desempenham um papel fundamental no ciclismo. Seus glúteos realizam a tarefa de extensão do quadril, que é o movimento da coxa de uma posição perpendicular ao tronco até uma posição paralela a ela. Esse movimento ocorre toda vez que você pedala uma bicicleta e contribui com uma quantidade significativa de força para impulsioná-lo para frente.

Isquiotibiais

Costuma-se dizer que, para cada ação, há uma reação igual e oposta. Isso ajuda a explicar a relação entre seus isquiotibiais e quadríceps, porque eles desempenham papéis opostos. Enquanto seus quadris estendem o joelho e flexionam a perna no quadril, os tendões - localizados na parte de trás da coxa - executam a flexão do joelho e a extensão do quadril, completando os movimentos do pedal que o quadríceps começa.

Músculos da panturrilha

Cada um dos seus bezerros é composto por dois músculos principais, o gastrocnêmio e o sóleo. Esses músculos ajudam a movimentar a articulação do tornozelo e recebem uma atenção especial durante a subida. Assim, o ciclismo pode ajudá-lo a aumentar o tamanho e a força do músculo da panturrilha.

Músculos Principais

Se você está procurando fortalecer os músculos que compõem o seu pacote de seis, então o ciclismo é para você. Músculos centrais, como os músculos abdominais e inferiores, melhoram a eficiência da bicicleta, estabilizando o corpo e eliminando o movimento desperdiçado de um lado para o outro.

Armas

Os ciclistas tendem a não ter braços enormes e volumosos, mas isso não significa que os músculos do braço não tirem proveito do ciclismo. O ciclismo tende a aumentar a resistência muscular em seus braços, pois esses músculos estão empenhados em manter uma posição estática para apoiar seu corpo contra choques e curvas no percurso.

ombros

Tal como acontece com os braços, o principal benefício para os ombros é uma melhoria na resistência muscular. Seus ombros ajudam a sustentar a parte superior do corpo ao pedalar e trabalhar com os músculos do braço para evitar movimentos estranhos que desperdiçam sua energia.