A biomanufatura oferece uma variedade de possibilidades de carreira.
Trabalhar na biomanufatura coloca você no centro de uma indústria que usa células de organismos vivos para produzir insulina, vacinas e produtos farmacêuticos que salvam vidas. Isso inclui tratamento para anemia, coágulos sanguíneos e câncer. Embora as empresas de biomanufatura empreguem cientistas com diplomas avançados para pesquisa, eles também contam com técnicos com graduação de dois anos e engenheiros e funcionários administrativos com diplomas de quatro anos. Os biomanufaturadores precisam de uma força de trabalho qualificada e, muitas vezes, subscrevem despesas de educação para funcionários interessados em progredir em suas carreiras.
Técnico de Manufatura ou Processos
Segundo o Centro de Biotecnologia da Carolina do Norte, a maior parte dos empregos na biomanufatura está em produção. Os técnicos de produção a montante trabalham com cultura de células e crescimento de células, desde a colheita de células até a fermentação. Isso inclui medir e misturar os reagentes e produtos químicos usados para sintetizar drogas. Os técnicos de produção a jusante lidam com várias etapas de limpeza e filtragem e outras operações de processamento. Eles também podem executar o equipamento de embalagem e rotulagem. Ambos devem manter registros precisos de conformidade regulatória. Um grau de associado é suficiente para se qualificar como técnico de manufatura. A experiência no lado da produção do negócio, combinada com o grau de bacharel, pode levar ao avanço no controle de qualidade.
Especialista em validação
Um especialista em validação garante que todos os equipamentos, programas de software, utilitários e processos de fabricação estejam em conformidade com os padrões, regulamentos e especificações. Este trabalho envolve o desenvolvimento de protocolos, ou procedimentos, usados para validação e redação de relatórios das descobertas. De acordo com uma pesquisa do Conselho de Biotecnologia de Massachusetts, essa posição requer um grau de bacharel em um campo técnico, de engenharia ou científico relacionado à biotecnologia e pelo menos três anos de experiência de trabalho em um ambiente regulatório.
Controle de Qualidade ou Técnicos de CQ
Enquanto especialistas em validação concentram-se no lado "duro" da produção, controle de qualidade, garantia de qualidade, técnicos em microbiologia e química testam produtos acabados, amostras em processo e matérias-primas. Esses analistas geralmente possuem graduação em biologia, química, bioquímica, química, microbiologia ou biologia, embora alguns empregadores aceitem candidatos de nível básico com diplomas de dois anos em uma disciplina de biotecnologia ou laboratório. Trabalhar no controle de qualidade requer uma compreensão dos procedimentos da empresa e das regulamentações federais. Quando os resultados dos testes se desviam dos padrões aceitos, os técnicos de garantia de qualidade conduzem investigações para saber por que e supervisionar a ação corretiva.
Engenheiros de Processos
O projeto de processos de biomanufatura e a instalação e atualização tecnológica de equipamentos usados para fazer pomadas, cápsulas e formas líquidas de medicamentos são de responsabilidade dos engenheiros de processo. Um grau de quatro anos é necessário. Eles desenvolvem procedimentos para testar a condição do produto durante todas as etapas da produção. Eles podem ser consultados para ajudar a solucionar problemas de mau funcionamento do equipamento. Engenheiros de processo lidam com pessoal em toda a empresa, bem como agências reguladoras, investidores e clientes. Eles precisam de forte gerenciamento de projetos e habilidades de comunicação.
Habilidades e Atributos Compartilhados
Em seu relatório de funcionário modelo, o Consórcio de Treinamento em Biomanufatura e Farmacêutica da Carolina do Norte descreveu os atributos e as habilidades necessárias para ter sucesso nesse setor altamente regulamentado. Responsabilidade pessoal e prestação de contas estão no topo desta lista, além de serem auto-motivados, ter um desejo contínuo de aprender e respeitar boas práticas de fabricação, ou GMP: limpeza, documentação, verificação de equipamentos e procedimentos de controle de qualidade. As habilidades buscadas incluem a capacidade de trabalhar de forma independente e com uma equipe, atenção aos detalhes e excelentes habilidades de comunicação, tanto escritas como orais.