As Vantagens E Desvantagens Dos Ovos

Autor: | Ultima Atualização:

Os ovos são uma excelente fonte de proteína, mas rica em colesterol.

Quando preparados adequadamente, os ovos podem fazer parte de uma dieta saudável. De fato, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, os ovos são um dos alimentos mais nutritivos disponíveis. Juntamente com as muitas vantagens dos ovos, no entanto, vêm algumas desvantagens, especialmente se comidas em excesso. A quantidade de ovos que você deve consumir é baseada na sua idade e risco de doença cardíaca.

Vantagens

Os ovos são uma excelente fonte de nutrientes, como fósforo, vitamina A, vitaminas B, vitamina D, vitamina E e proteína. Um ovo grande fornece 6 gramas e duas claras contêm cerca de 7 gramas de proteína. Os ovos são considerados proteínas de alta qualidade porque contêm todos os aminoácidos essenciais que seu corpo necessita diariamente.

Desvantagens

Os ovos são ricos em colesterol, contribuem para doenças cardíacas e podem levar à intoxicação alimentar se não for cozido corretamente. Uma revisão publicada em uma edição de 2010 do Canadian Journal of Cardiology informou que pessoas em risco de doença cardíaca devem limitar a ingestão de colesterol, especialmente de gemas de ovos, que contêm cerca de 184 miligramas de colesterol por gema. A mesma revisão encorajou a limitação do colesterol dietético a menos de 200 miligramas por dia para reduzir o risco de doenças cardíacas. O Medline Plus recomenda limitar o consumo de ovos a quatro ovos ou menos por semana. As bactérias Salmonella estão frequentemente presentes nos ovos e podem causar doenças se os ovos não estiverem completamente cozidos. Ovos cozidos e mexidos são mais seguros que ovos com gema escorregadia.

Claras de ovos: Prós e Contras

As claras de ovo não possuem vitaminas A e D, que estão presentes nas gemas. No entanto, as claras de ovo são livres de colesterol e contêm poucas calorias. Duas claras de ovo fornecem aproximadamente a mesma quantidade de proteína que um ovo inteiro; no entanto, dois brancos contêm apenas 34 calorias versus 55 calorias em uma grande gema de ovo. Portanto, as claras de ovos são uma excelente alternativa de alta proteína para aqueles que querem reduzir o risco de doenças cardíacas.

Ovos enriquecidos com Ômega-3

Embora geralmente mais caros, alguns ovos são ricos em ácidos graxos ômega-3 porque eles vêm de galinhas alimentadas com uma dieta rica em ômega-3; Este tipo de dieta pode incluir soja ou semente de linhaça, por exemplo. De acordo com a Harvard School of Public Health, o ômega-3 pode protegê-lo contra doenças cardíacas. Como os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para o crescimento e desenvolvimento fetal adequado, eles são importantes para mulheres grávidas ou mulheres que possam engravidar. Se os ovos forem enriquecidos com ômega-3, o rótulo nutricional geralmente fornece informações sobre a quantidade de ômega-3 fornecida em cada ovo.