Animais De Estimação

Autor: | Ultima Atualização:

Todos os cães puros são propensos a certas doenças ou condições hereditárias. Formalmente conhecida como espondilomielopatia cervical, a síndrome de Wobbler geralmente não aparece em jovens Doberman pinschers. À medida que seu Dobie envelhece, mantenha-se atento a qualquer mudança em seu modo de se mover. Esse é um indício inicial de que ele pode ter a doença de Wobbler.

A doença de Wobbler

A doença, ou síndrome, ocorre devido a uma anormalidade vertebral em cães afetados. Embora geralmente afeta Dobies mais velhos, os sinais de Wobbler podem aparecer em cães a partir dos 3 anos de idade. O nome informal da síndrome descreve: o cão parece vacilante.

Sintomas

A doença de Wobbler pode começar sutilmente. Seu Dobie parece descoordenado, especialmente no extremo traseiro. O cão pode andar com as pernas afastadas, balançando um pouco quando ele se move. Suas pernas da frente podem não ser afetadas, ou ele pode parecer um pouco rígido na frente. Como o pescoço está envolvido, seu cão pode parecer relutante em abaixar a cabeça, até mesmo para comer ou beber, ou pode exibir uma dor óbvia ao mover o pescoço de um lado para o outro. Há uma pequena chance de a doença de Wobbler acabar paralisando o cão.

Diagnóstico

Seu veterinário diagnostica a doença de Wobbler depois de fazer radiografias da coluna vertebral. Se estas radiografias indicam crescimento ósseo adicional nos ossos do pescoço, indicando possível Wobbler, o seu veterinário realiza mais testes de diagnóstico com ressonância magnética ou uma tomografia axial computadorizada - a tomografia computadorizada para caninos. Esses testes indicam o grau de compressão da medula espinhal. A compressão freqüentemente afeta várias vértebras cervicais.

Tratamento

Sem tratamento, sua condição de Dobie continua indo para baixo. Seu veterinário pode tratar seu cão com opções médicas ou cirúrgicas. Você também deve colocar um arnês em seu cão para caminhadas, para que o pescoço não seja afetado por puxar a coleira na gola. O tratamento farmacêutico inclui esteróides e antiinflamatórios, mas as atividades do seu Dobie se tornam bastante restritas. Não mais flyball ou Frisbee, ou qualquer coisa que exacerba a condição. O tratamento médico geralmente é feito em cães mais velhos ou com sintomas menores. As opções cirúrgicas dependem da gravidade da compressão medular.

Resultado

Embora os Dobies afetados com o Wobbler não se recuperem totalmente com o tratamento médico ou cirúrgico, a progressão da doença pode parar. A qualidade de vida do seu cão deve melhorar, mesmo que ele ainda esteja um pouco em marcha. Você é dedicado ao seu Dobie, então você está disposto a lidar com as restrições pós-cirúrgicas e se envolver com a fisioterapia do seu melhor amigo.