Um aquário próspero exige o pH certo para as coisas que vivem nele.
Suas criaturas e plantas subaquáticas dependem de sua vigilância vigilante sobre a química de sua água. Entre outras tarefas essenciais, você deve manter o pH da água estável na leitura apropriada. Como o pH tende a diminuir com o tempo, você deve permanecer na ofensiva.
Use um medidor de pH eletrônico ou um kit de teste de água para ler regularmente o nível de pH do tanque. Faça as leituras na mesma hora do dia sempre que fizer, porque o pH tem um padrão natural de flutuações ao longo do dia. Calibre seu medidor conforme recomendado nas instruções do fabricante para manter sua precisão. Substitua os kits de teste após um ano, pois sua precisão diminui com o tempo.
Realize trocas parciais de água a cada duas semanas para ajudar a manter a química estável e manter o pH no local desejado. Sempre prepare um balde de água com antecedência para adicionar ao tanque. Se você tem um ecossistema marinho, misture o sal à sua gravidade alvo. Trate a água com qualquer condicionador ou outros produtos que você use e leve-a à temperatura do tanque. Sifão 10 para 15 por cento da água do seu aquário e substitua por água nova.
Mexa 1 colher de chá nível de bicarbonato de sódio por galão de água de substituição em sua nova água preparada durante uma mudança parcial de água se o teste revelar pH caiu e você precisa dar um impulso. Adicione essa água em seu aquário pouco a pouco mais de uma hora, em vez de derramar tudo de uma vez, como faria com uma troca de água parcial padrão.
Inclua plantas vivas em seu aquário para consumir dióxido de carbono na água, já que muito desse gás é a principal causa da queda do pH.
Instale uma fonte ou outro dispositivo que perturbe a superfície da água do seu tanque se você não tiver um filtro de gotejamento. Isso efetivamente aumenta a aeração da água para manter um equilíbrio saudável de oxigênio e dióxido de carbono na água, ajudando a manter seu pH.
Adicione uma pedra de ar, uma varinha de bolhas ou outro dispositivo de aeração ao seu aquário se o seu sistema de filtragem não circular muito a água, se você não tiver um acessório ou equipamento que perturbe a superfície da água ou se a água do tanque for 80 graus Fahrenheit ou mais quente.
Anexar um skimmer de proteínas ao seu aquário se você tiver um sistema de água salgada. Limpe sua bandeja diariamente. Um eficiente skimmer de proteína remove os detritos e ajuda a manter os níveis de dióxido de carbono onde deveriam estar, para manter os níveis de pH altos.
Mantenha seu aquário em um ambiente bem ventilado. Se for um espaço pequeno ou se tiver pouca circulação de ar fresco, abra uma janela ou use ventiladores para fazer circular o ar de fora da sala. Demasiado dióxido de carbono atmosférico pode impedir a aeração adequada na superfície da água do tanque, levando a um excesso do gás no sistema do tanque - e perpetuamente a queda do pH.
Itens que você precisará
- Medidor de pH ou kit de teste
- Balde
- Colher de chá
- Bicarbonato de sódio
- Filtro de fonte ou gotejamento
- Dispositivo de aeração
- Skimmer de Proteína