Por Que Um Gato Chorava Ao Afagar A Parte Inferior Das Costas?

Autor: | Ultima Atualização:

Alguns problemas nas costas deixam seu gatinho letárgico. Outros fazem ela enlouquecer

Um miado ou ronronar é normal quando você dá uma boa massagem nas costas do seu gatinho, mas acariciar sua parte inferior das costas apenas para ouvi-la chorar em resposta geralmente é um mau sinal. Seu veterinário e suas ferramentas podem determinar os possíveis culpados, que variam de condições temporárias a degenerativas.

Abscesso

Por baixo do casaco bonito do seu gatinho pode estar um caroço cheio de pus, conhecido no mundo humano como um abcesso. Em muitos casos, seu gatinho fez alguma coisa ou fez alguma coisa com ela para que o abscesso se formasse. Talvez ela tenha brigado com um gato da vizinhança ou tentado fugir de algo e ter arranhado suas costas. Bactérias, e muitas vezes sujeira e às vezes parasitas, invadem a ferida, causando a formação do abscesso. A protuberância cheia de pus faz com que seu gatinho sofra muito, e um simples toque de sua mão pode mandá-la em um ataque de raiva. Embora os abcessos nem sempre sejam visíveis, eles são ressuscitados, portanto, se um estiver presente na região lombar do seu gatinho, você deve senti-lo.

Hiperestesia felina

A hiperestesia felina não é nada divertida de se lidar, para você ou para o seu gatinha. A condição faz com que a pele de um felino se sinta extremamente sensível e faça com que seu gato faça algumas coisas divertidas. Eles incluem arrancar o próprio cabelo, especialmente perto da região lombar e caudal; reagindo ao seu afago com gritos altos ou irritados; e entregando uma fúria de pata para sua mão nas costas ou pior. Suas costas podem parecer se contorcer. Se ela tiver hiperestesia, você normalmente ouvirá seu gatinho reagir com um coro de choro, não importa onde ao longo de suas costas você a toque, mas porque mastigar e roer sua pele é mais comum na região lombar e pode levar a lesões, essa área pode ser mais dolorosa

Doença do Disco Intervertebral

Assim como um humano, seu gatinho tem discos entre as vértebras nas costas. Alguns felinos experimentam um endurecimento desses discos causados ​​pela doença do disco intervertebral. O endurecimento leva à degeneração do disco, devido à quebra dos discos ao longo do tempo ou qualquer coisa que faça com que os discos sustentem um golpe, como saltar do balcão para o chão. A degeneração faz com que parte do disco se projete para a coluna vertebral, causando uma série de problemas, incluindo muita dor para o seu felino. Ela mal pode comer, dormir mais do que o normal, tornar-se incontinente e sofrer de paralisia. Embora o site do petMD observe que a doença afeta mais comumente os discos na parte superior das costas do seu gatinho, ele também pode afetar os discos da região lombar.

Espondilose Deformante

Espondilose deformante faz com que esporões ósseos apareçam na espinha do seu gatinho, especialmente em a parte inferior da coluna. Espinhos ósseos são pequenos crescimentos que surgem ao longo dos ossos. No caso de deformantes de espondilose, eles geralmente não são um grande motivo de preocupação. As esporas estão basicamente ali, mas não causam problemas, embora a condição em si seja um problema e cause a degeneração dos discos da medula espinhal. Mas, como o site da VCA Animal Hospitals aponta, às vezes um estímulo pressiona um nervo. Se isso acontecer, seu gatinho sentirá dor e a dor poderá piorar quando você aplicar pressão nas costas, mesmo com um leve golpe.

Considerações e advertências

Outras condições podem estar afetando seu gatinho além de esporões ósseos, doença discal, hiperestesia e abcessos. Algo como uma tensão muscular em sua região lombar não é muito incomum, enquanto condições mais sérias, porém mais raras, que envolvem os rins podem causar dor ao redor da área. Se o seu gatinho está soltando um grito miando, mas não vacilando ou tentando se afastar, ela pode estar gostando de seus pequenos golpes. A única maneira de saber com certeza o que está acontecendo é ir de carro até seu veterinário. Raios-X, ultra-som, exames de sangue e as obras - ou apenas uma dessas coisas - podem lançar alguma luz sobre o problema.