Por Quanto Tempo A Sub-Rogação De Seguro De Automóvel Leva?

Autor: | Ultima Atualização:

Os clientes com cobertura de colisão podem solicitar pagamento de sua própria seguradora por danos à propriedade.

Quando uma seguradora paga seus clientes por danos à propriedade ou não. alegações médicas de falha causadas por terceiros, a seguradora usa o processo de sub-rogação para solicitar o reembolso desses pagamentos. Sub-rogação, em termos simples, é o direito de sua companhia de seguros ter que ir atrás de uma pessoa sem seguro que causou danos a você ou a sua propriedade. As seguradoras buscam esses pagamentos contra motoristas não segurados e outras seguradoras para limitar as perdas em sinistros. O tempo necessário para resolver alegações de sub-rogação varia muito, dependendo da complexidade das reivindicações.

Processo básico de sub-rogação

Quando um motorista segurado está envolvido em um acidente, sua seguradora normalmente investiga o acidente para determinar quem está em falta . Se o outro motorista tiver causado o acidente, a seguradora pedirá à seguradora do outro motorista que pague por qualquer conserto de veículo, danos à propriedade e tratamento médico.

Se as duas seguradoras não concordarem com a falta, elas geralmente pagam as reivindicações de seus próprios segurados. e depois processe a seguradora do outro motorista por reembolso ou peça a um mediador ou árbitro para resolver a disputa

Reivindicações simples

As reivindicações simples podem ser resolvidas rapidamente com o mínimo de despesas e frustração para todos os envolvidos. Afirmações diretas como acidentes na retaguarda podem às vezes ser resolvidas em apenas 30 dias. Nessas situações, a operadora de seguros da parte da falta pagará apenas os danos do motorista inocente diretamente ou reembolsará a seguradora do motorista inocente por uma reivindicação paga. Essas reivindicações podem ser resolvidas rapidamente porque todos concordam com os fatos e os danos sofridos.

Reivindicações complexas

Reivindicações mais complicadas podem levar um ano ou mais. Reclamações envolvendo várias partes podem ser difíceis de resolver, porque todos os motoristas e testemunhas podem dar contas diferentes do que aconteceu. As reclamações envolvendo semáforos ou velocidades disputadas podem ser muito difíceis de resolver, porque as seguradoras geralmente acreditam que seus próprios segurados não têm evidência direta do contrário. Se as seguradoras não puderem resolver, o litígio pode ser necessário

Como a sub-rogação ajuda os segurados

A sub-rogação ajuda a manter os prêmios mais baixos. Sem sub-rogação, as seguradoras não teriam como recuperar perdas causadas por terceiros. Por sua vez, eles provavelmente aumentariam os prêmios para compensar as perdas.

A sub-rogação pode ajudar os segurados mais diretamente. Quando uma reclamação envolve uma obrigação contestada, o segurado pode ser forçado a enviar sua reivindicação para sua própria operadora sob sua cobertura de colisão. Isso geralmente envolve o pagamento de uma franquia. Quando sua seguradora posteriormente buscar a sub-rogação contra o outro motorista, a seguradora também solicitará o reembolso da franquia do cliente.