Por Que A Volatilidade Das Taxas De Juros Afeta O Risco?

Autor: | Ultima Atualização:

Os preços das obrigações de taxa fixa movem-se em resposta a alterações nas taxas de juro.

Investir envolve risco. Os investimentos têm seus próprios fatores de risco e muitos desses fatores flutuam. Um dos principais fatores de risco é o risco da taxa de juros. As variações nas taxas de juros têm o maior impacto nos títulos de longo prazo, mas afetam também as ações e outros instrumentos financeiros. A maior volatilidade da taxa de juros indica uma chance maior de aumento da taxa de juros, o que faria com que muitos preços de ativos caíssem. Assim, a volatilidade das taxas de juros cria incerteza para os investidores.

Volatilidade da taxa de juros

As taxas de juros podem subir ou descer. Movimentos maiores e mais frequentes aumentam o desvio padrão das taxas de juros, que também é conhecido como risco de taxa de juros ou volatilidade da taxa de juros. Uma maior volatilidade implica maior incerteza em relação a onde as taxas serão no futuro, uma vez que mais movimentos maiores podem somar e movimentar as taxas substancialmente.

Risco da taxa de juros

A maioria dos investimentos envolve a doação de dinheiro no presente para a promessa de pagamentos no futuro. O valor desses futuros dólares em termos monetários atuais é uma taxa de juros. Taxas de juros mais altas implicam que o dinheiro de hoje vale mais no futuro. Taxas mais altas também implicam que um investimento que promete pagamentos fixos no futuro vale menos no dinheiro de hoje. Assim, taxas de juros mais altas estão associadas à queda dos preços dos investimentos.

Valores Bond

A volatilidade das taxas de juros tem um impacto direto sobre o risco que os investidores em títulos prefixados assumem. Os preços dos títulos têm uma relação inversa com as taxas de juros. Quando as taxas de juros aumentam, os preços das obrigações com taxa fixa caem. A sensibilidade do valor de um título para alterar as taxas de juros é chamada de duração. Quanto maior a duração, mais o preço do título se move em resposta a mudanças nas taxas de juros.

Outros investimentos

Muitos outros investimentos têm conexões mais frouxas ao risco da taxa de juros. Os estoques se tornam menos atraentes à medida que as taxas de juros sobem, embora sejam menos impactados que os títulos prefixados em média. Outros veículos de investimento com retornos com taxa fixa, como imóveis com seus arrendamentos de taxa fixa e longos, também seriam impactados negativamente pelos aumentos das taxas de juros.

Controlando Risco

A diversificação da carteira pode reduzir o risco da taxa de juros. As carteiras de títulos podem ser compostas por títulos de várias durações para reduzir o risco da taxa de juros. Ações, Títulos de Tesouraria Protegidos pela Inflação e outras classes de ativos podem ser adicionados para diminuir a exposição a esse risco.