
Caminhar em uma trilha de superfície natural na floresta pode oferecer uma fuga mental.
Qual caminho é melhor para uma caminhada - uma superfície pavimentada ou uma trilha de terra através da mata - depende de uma variedade de fatores - se você está caminhando principalmente para fazer exercício, se você está tentando fazer uma caminhada em seu 30- minuto almoço ou se você está preocupado em se machucar. Talvez você esteja mais interessado em dar um passeio para limpar a sua cabeça e fazer uma pequena fuga mental. Todos esses fatores entram em jogo. Assim, a questão pode não ser qual caminho é melhor, mas que melhor atende às suas necessidades.
Um bom treino
Você provavelmente vai andar mais rápido em uma superfície pavimentada, e quanto mais rápido você anda, mais calorias você queima, certo? Afinal de contas, a calculadora de fitness do American Council on Exercise diz que uma pessoa com uma libra-150 que anda 2 mph queima calorias 136, enquanto a mesma pessoa que cobre 4 milhas ao mesmo tempo queima calorias 340. No entanto, “O Guia Completo de Andar para a Saúde, Perda de Peso e Fitness” diz que você pode queimar até 40 por cento a mais de calorias se exercitando em uma superfície áspera e irregular do que em uma superfície lisa. Vantagem: ambos são bons para um treino.
Trabalhe Mais Músculos
Embora ambas as superfícies possam oferecer um bom exercício aeróbico, caminhar em uma superfície áspera pode proporcionar um melhor treino geral. Ao andar em uma superfície lisa, seu passo varia menos e o movimento se torna mais repetitivo. Seu corpo se adapta a essa repetição e tem um desempenho mais eficiente. E, infelizmente, isso significa que você está queimando menos calorias, um verdadeiro mal-estar se estiver andando para perder peso. É o mesmo raciocínio por trás do CrossFit e de outros programas de exercícios do tipo “boot camp” que afirmam nunca fazer o mesmo treino duas vezes - mantenha seus músculos adivinhando e você terá um treino melhor. Vantagem: caminho da sujeira.
Fator de Lesão
As pessoas que aderem a trilhas de superfície naturais dizem que o fazem para evitar lesões provocadas por movimentos repetitivos que estressam músculos, ossos e articulações. Da mesma forma, as pessoas que se atêm às calçadas de concreto e às vias verdes alegam fazê-lo pelo mesmo motivo: menos chances de torcer um tornozelo ou fazer um derramamento por cortesia de uma raiz de árvore ou rocha. Curiosamente, não há pesquisas conclusivas sobre qual superfície é mais fácil para o seu corpo. Se você tem problemas de equilíbrio e estabilidade, é melhor ficar na calçada. Se dor nas articulações e dores nas canelas são problemas recorrentes, o caminho da sujeira pode ser mais atraente. Vantagem: avalie sua situação pessoal e decida.
Fuga Mental e Estética
Talvez você esteja tão interessado na estética quanto no atletismo. A estética é pessoal e subjetiva. Alguns encontram uma caminhada ao longo de um riacho balbuciante através de uma floresta densamente arborizada a derradeira fuga. Para outros, o caos do mundo natural é estressante e as perspectivas de um encontro com a vida selvagem são enervantes. Talvez uma caminhada ao longo de uma via verde bem cuidada, ou uma calçada que atravessa um campus de escritório ajardinado, seja exatamente o que você precisa para acalmar seus nervos. Vantagem: depende do que você acha relaxante.
Segurança
Enquanto você gostaria de não ter que pensar sobre isso, mas toda vez que você sair para uma caminhada você se deixa vulnerável, até certo ponto. Geralmente, os caminhos de terra tendem a explorar áreas mais remotas e isoladas. Você provavelmente verá menos pessoas; da mesma forma, você terá menos pessoas para ligar se precisar de ajuda. Superfícies pavimentadas, por outro lado, são mais propensas a abrir caminho através da civilização: uma calçada pelo seu bairro, uma via verde através de um espaço aberto até o seu parque favorito. Se surgirem problemas, é mais provável que você tenha ajuda nas proximidades. Vantagem: calçadas.




