O Que Faz Os Poodles Perderem A Pele?

Autor: | Ultima Atualização:

Sempre indique a perda de pêlo ao seu veterinário.

A característica física mais definidora dos poodles é o pêlo encaracolado e bem enrolado. Sua pele protege-os contra o frio, coleta menos pêlos - tornando os poodles mais adequados para pessoas com alergias - e está linda. Infelizmente, algumas condições podem fazer com que o seu poodle perca algumas de suas maravilhosas madeixas. Se você detectar perda de cabelo em seu poodle, ajude seu veterinário a fazer um diagnóstico rápido, monitorando a condição da pele e pele e relatando quaisquer sintomas que o acompanham

Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma condição hereditária que faz com que sua caniche menos capaz de lidar com alérgenos ambientais, como pólen e grama. Seu sistema imunológico reage mal a tais alérgenos, resultando em perda de cabelo. É mais comum em cães entre um e três anos de idade. A condição normalmente ocorre no final do verão, quando os pólens das plantas são mais abundantes. Os sintomas de acompanhamento incluem coceira, vermelhidão localizada ao redor das orelhas e da barriga, espirros e coriza. Seu veterinário provavelmente baseará o diagnóstico apenas nos sintomas, mas poderá receber raspas de pele para confirmação. A condição raramente causa algo mais do que desconforto leve e coceira, embora coçar persistentemente possa levar à infecção. A prevenção de alergénios e um bom regime de limpeza são a melhor maneira de combater esta condição

Hipotiroidismo

O hipotiroidismo é uma condição que surge de um desequilíbrio hormonal. Poodles estão entre as raças mais prováveis ​​de sofrer desta condição. Além de afetar o comportamento, especificamente por causar embotamento mental e letargia, o hipotireoidismo pode causar perda de pele. Os sintomas iniciais incluem uma pelagem frágil, espinhas, pele oleosa, caspa e ganho de peso. Se não for tratada, a condição pode causar ganho de peso e pode dar ao seu cão uma aparência inchada. Seu veterinário tomará sangue e urina e prescreverá um curso vitalício de terapia de reposição hormonal se diagnosticar hipotireoidismo em seu poodle.

Alopecia

Os poodles em miniatura são propensos a desenvolver alopecia responsiva ao hormônio do crescimento. Esta condição é caracterizada por perda de pele simétrica. Ela afeta principalmente poodles masculinos em miniatura e começa em torno da puberdade. Seu veterinário pode diagnosticar a alopecia com base em um exame visual, embora ela possa querer fazer raspagens de pele e biópsias para descartar condições relacionadas, como hipotireoidismo, das quais a perda de cabelo é um sintoma comum. Esta condição não afeta a saúde do seu cão, apenas a sua aparência e seu veterinário normalmente prefere não tratar a doença, preferindo deixar os hormônios do seu cão atingirem um equilíbrio natural, uma vez que a puberdade esteja acabada.

Adenite sebácea

Sebácea A adenite é uma inflamação das glândulas sebáceas. A condição é hereditária em poodles. A adenite sebácea danifica e pode potencialmente destruir completamente as glândulas sebáceas. Caracteriza-se em primeiro lugar por uma falta de "perversidade" no cabelo, antes de se desenvolver em alopecia localizada, irregular. Eventualmente, leva à perda de cabelo. Seu veterinário pode prescrever um xampu medicamentoso, tratamentos com óleo quente e, em alguns casos, pode recomendar que você aumente a quantidade de ácidos graxos ômega 3 na dieta do seu poodle, principalmente alimentando-os com peixes mais oleosos.

Outras causas

Ácaros, pulgas , carrapatos, feridas de pressão e auto-mutilação devido à ansiedade podem causar perda de pêlo, mas estes não são específicos para o poodle e afetam todas as raças igualmente. Se a perda de pêlo do seu cão é causada por uma infestação parasitária, como sarna causada por ácaros ou alergias por picadas de pulgas, o seu veterinário irá prescrever o tratamento mais adequado e irá recomendar ação preventiva também. Se a perda de cabelo é causada por feridas de pressão, o estilo de vida do seu poodle e quaisquer problemas de mobilidade devem ser abordados. A auto-mutilação é melhor referenciada a um behaviorista canino qualificado. Alergias alimentares também podem causar perda de pele e são tipicamente acompanhadas por problemas digestivos.