O Que É Um Retorno Justo Sobre Investimentos De Capital?

Autor: | Ultima Atualização:

Todos os investimentos de capital têm expectativa de retorno que pode ser estimada

Cerca de metade de todas as famílias americanas são investidas no mercado de ações através de carteiras construídas ou fundos mútuos. Na maioria dos casos, as pessoas lavam as mãos de decisões de investimento confiando suas economias a profissionais de finanças. Com as ações rotineiramente levando os investidores para as montanhas russas, é importante saber o que constitui um retorno justo sobre os investimentos em participações

Risco vs. Retorno: O Modelo de Precificação de Ativos de Capital

O retorno justo de uma ação pode ser aproximado usando o ativo de capital modelo de precificação ou CAPM. A principal premissa do modelo é intuitiva: os investimentos com riscos mais altos devem recompensar os investidores com retornos esperados mais altos. O retorno esperado de uma ação é determinado por três fatores: a taxa livre de risco, o beta da ação e o retorno do mercado. A taxa livre de risco refere-se ao que os investidores podem ganhar com títulos seguros, como a dívida do governo dos EUA. O beta se refere a quanto um estoque em particular flutua em relação a outros estoques. E o retorno do mercado refere-se a um benchmark relevante, ou uma cesta de ações similares. A fórmula CAPM é: retorno esperado = taxa livre de risco + beta * (retorno de mercado - taxa livre de risco).

Um exemplo de estoque individual

Imagine que um investidor esteja considerando comprar ações da Microsoft. Ela começa pesquisando a taxa livre de risco e descobre que a nota de um ano do Tesouro americano traz um rendimento de 2,5%. Em seguida, ela descobre que as ações são negociadas na Nasdaq, o que os investidores acreditam que gerará retornos anuais de 12%. Finalmente, ela estima que as ações da Microsoft têm uma versão beta de 1,2, o que significa que, em média, quando o Nasdaq ganha 1%, as ações da Microsoft ganham 1,2%. Conectar as informações à fórmula do CAPM informa ao investidor que ela deve esperar um retorno anual de 13,9%.

Alfa: desviar dos retornos esperados

Quando os retornos reais correspondem aos retornos esperados, os investidores obtêm um retorno justo. Mas os retornos muitas vezes se desviam das expectativas. Nesses casos, a diferença entre o retorno real e o esperado é conhecida como "alfa". Investidores experientes ou afortunados podem escolher ações sub-avaliadas que superam o desempenho e geram alfa positivo. Investidores pobres estão presos com ações de baixo desempenho. Aqueles que conseguem consistentemente superar o mercado são poucos e distantes entre si e incluem investidores como Warren Buffet.

Longo prazo no mercado de ações

Em geral, os retornos esperados têm maior probabilidade de serem percebidos em horizontes de tempo devido aos efeitos de suavização. . Por exemplo, o S & P; O retorno da 500 de 1950 a 2009 é de 11%, o que está de acordo com a forma como as pessoas esperam que o mercado de ações global atue. Mas olhar para períodos de tempo mais curtos revela uma história diferente: os anos 1950 viram retornos em alta de 19,3%, enquanto a primeira década do novo milênio chocou os investidores com retornos de -5,1%.