Qual É A Diferença Entre Gordura Trans E Gordura Saturada?

Autor: | Ultima Atualização:

Gorduras saturadas, como manteiga, podem não ser tão prejudiciais quanto as gorduras trans.

Gorduras saturadas e trans têm reputação de serem vilões de o mundo da gordura, uma vez que comer demais é freqüentemente associado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. No entanto, a gordura saturada, que existe naturalmente na carne bovina, suína, produtos lácteos integrais, manteiga e óleos tropicais, pode trazer benefícios à saúde quando você a consome. Por outro lado, a maioria das gorduras trans vem do processamento químico de gorduras insaturadas, não tem benefícios de saúde conhecidos e pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Visão geral

Os ácidos graxos dos alimentos que você come consistem em moléculas de carbono e hidrogênio amarrados juntos em uma corrente. Um ácido graxo saturado tem o número máximo de moléculas de hidrogênio ligadas a seus carbonos, enquanto um ácido graxo insaturado possui ligações duplas entre um ou mais conjuntos de carbonos, o que altera seu arranjo molecular. A estrutura de um ácido graxo determina sua função em seu corpo, e o equilíbrio adequado de gordura saturada e insaturada é importante para construir membranas celulares, sintetizar hormônios e absorver vitaminas lipossolúveis. As empresas de alimentos usam um processo químico para adicionar hidrogênio de volta aos ácidos graxos poliinsaturados, criando ácidos graxos trans. Este processo também altera a estrutura dos ácidos graxos para um que seu corpo não pode usar, provavelmente interferindo com a função adequada.

Gordura saturada

A ingestão modesta de gorduras saturadas ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, melhora a absorção de cálcio ossos, ajuda na utilização adequada de ácidos graxos essenciais e fornece combustível para o coração. Uma análise de 2010 de várias pesquisas na revista “Lipids” mostrou que a maioria dos estudos não encontrou uma ligação direta entre o consumo de gordura saturada e o risco de doença cardiovascular, contrariando a noção tradicional de gordura saturada como um bloqueador de artérias. As gorduras saturadas de cadeia curta a média em óleos tropicais, como o óleo de coco, são metabolizadas diferentemente de suas contrapartes de cadeia longa, tornando-as mais propensas a serem usadas como energia em vez de armazenadas como gordura.

Gordura trans

Existem gorduras trans em produtos de origem animal, como carne de vaca, porco, borrego, manteiga e gordura do leite. No entanto, a maioria das gorduras trans em sua dieta vem da margarina, gordura e óleos parcialmente hidrogenados usados ​​em biscoitos embalados, biscoitos, tortas congeladas e batatas fritas. A alta ingestão de gorduras trans diminui o bom colesterol HDL, aumenta o colesterol LDL e os triglicerídeos sangüíneos e pode aumentar os marcadores de inflamação, aumentando o risco de doenças cardíacas. As enzimas envolvidas na degradação de gorduras podem não reconhecer essas gorduras trans sintéticas, tornando-as mais difíceis em termos de uso para funções vitais.

Considerações

Como a maioria das gorduras trans vem do processamento químico e existe em alimentos com pouca valor nutritivo, limite sua ingestão de gordura trans a 1% do total de calorias, ou 2 gramas em uma dieta de 2.000 calorias por dia. Embora a gordura saturada possa não ser tão prejudicial à saúde do coração como se pensava anteriormente, é uma forma densa de calorias e, portanto, fácil de comer demais. Limite sua ingestão de gordura saturada a 10% de suas calorias totais ou 20 gramas em uma dieta de 2.000 calorias.