O Que São Os Linfócitos Absolutos Em Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Rastreamentos sanguíneos de rotina acompanham a saúde geral do seu gato.

Quando o seu veterinário ordena um hemograma completo, este teste avalia glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas presentes no sangue do seu gato. Os resultados, no entanto, se estendem além de três linhas de valores numéricos. Uma razão é que existem vários tipos e medidas destas células do sangue.

Um Exército Virtual de Imunidade

Existem cinco tipos diferentes de leucócitos, ou glóbulos brancos, circulando através do sangue do seu gato, cada um com um trabalho único. para fazer na busca de manter a imunidade e combater infecções e alérgenos invasores. Os cinco tipos são neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos. Os linfócitos estão associados à função imunológica. Existem três tipos de linfócitos, mas a maioria das máquinas de análise de sangue agrupa-os como um valor que é referido como linfócitos absolutos.

O que significam os números?

O valor absoluto de linfócitos representa o número total desses linfócitos. células por volume de sangue. Há também um resultado percentual, que indica a porção de células linfocitárias dentro da contagem total de leucócitos. Enquanto neutrófilos são o maior componente da contagem total de células brancas, os linfócitos vêm em segundo. O intervalo normal de linfócitos absolutos para um gato cai entre 1.200 e 8.000, enquanto 20 a 45 define o intervalo de porcentagem normal. Resultados anormais podem ser indicativos de doença. No entanto, uma elevação suave pode resultar da resposta ao estresse do seu gatinho se ela está menos interessada em ter seu sangue extraído.

A alta e baixa contagem de linfócitos

As contagens de linfócitos anormais normalmente resultam porque o sistema imunológico do corpo foi estimulado para responder e lutar. Linfocitose significa que os valores de linfócitos são altos. Contagens de linfócitos significativamente elevadas podem ser indicativas de leucemia, bem como outras doenças, incluindo hemobartonela, DII, hipertireoidismo, febre de origem desconhecida e colangioepatite. Os valores de linfócitos que são baixos, conhecidos como linfopenia, podem acompanhar períodos prolongados de estresse, uso de medicamentos esteróides e FIV. Cânceres, como linfoma e linfossarcoma, podem levar os valores de linfócitos para cima ou para baixo

Apenas uma parte do quebra-cabeça

A contagem absoluta de linfócitos em seu gato é apenas uma peça do quebra-cabeça. Não diz ao veterinário sua história completa de saúde. Se o número for anormal, ele avaliará os outros valores da contagem de células sangüíneas e o perfil de química, além de considerar sua condição física geral. Testes mais específicos podem ser garantidos. Uma vez que seu veterinário coloca todas as peças de diagnóstico juntas, ele pode determinar um diagnóstico baseado no quadro geral. Painéis de sangue de rotina que incluem um hemograma completo são fundamentais para monitorar a saúde do seu gato, detectar problemas precocemente e fornecer ao seu amigo felino um tratamento rápido e eficaz.