O Que Acontece Com Um Gato Ou Cão Após Ser Esterilizado Ou Descasado?

Autor: | Ultima Atualização:

Os animais alterados geralmente são mais calmos

A esterilização e a castração são procedimentos cirúrgicos realizados em fêmeas e machos, respectivamente, para remover órgãos. Tendo estes procedimentos feitos em seu gato ou cão evita ninhadas indesejadas, diminuindo assim a superpopulação de animal de estimação. Além disso, os animais esterilizados e castrados vivem mais e com mais saúde, e produzem melhores animais de estimação

Imediatamente após a cirurgia

Sua gata ou cachorro terá uma incisão no abdome. Cães machos têm uma incisão logo acima do escroto e gatos machos têm duas incisões, uma de cada lado do escroto. É extremamente importante que você siga as instruções do seu veterinário para cuidados pós-operatórios. Normalmente, ela recomendará que você fique de olho na incisão e procure por inchaço ou corrimento, mantenha seu animal de estimação lambendo o local da incisão, aconselhe a limitar a atividade do animal durante uma semana a 10 dias e não banhe seu animal durante a recuperação. . Seu veterinário pode colocar um colar elizabetano em seu animal de estimação para impedir o acesso ao local da incisão. Você também pode ser aconselhado a usar papel picado em vez de lixo na caixa de areia do seu gato.

O que o procedimento faz

Castrar uma gata ou cão remove os ovários, as tubas uterinas e o útero. Ela não vai mais entrar no cio nem produzir estrogênio ou progesterona, e não pode engravidar. Castrar um gato ou cão macho remove os testículos, mas não o escroto. Removendo os testículos impede o animal de produzir espermatozóides ou testosterona, o que impulsiona muitos comportamentos indesejáveis ​​nos machos. A esterilização é mais invasiva do que a castração, mas ambos os procedimentos são realizados com o animal sob anestesia geral.

Efeitos em gatos

Os gatos castrados têm menos probabilidade de ter câncer de mama e não correrão risco de câncer ovariano ou uterino. machos castrados não terão câncer testicular. Os machos castrados têm um desejo reduzido de vaguear e, portanto, um risco reduzido de lesões e doenças ao combater outros machos. Os machos castrados também pulverizam menos e a esterilização precoce pode impedir isso completamente. Sua gata já não vai entrar em calor e, portanto, não vai atrair animais machos ou exibir outros comportamentos irritantes associados a um gato no cio. Após a castração, os gatos não ficam preguiçosos, mas como eles vagam menos, estão gastando menos energia e você pode discutir qualquer ajuste na dieta com seu veterinário.

Efeitos em cães

Castrar ou casar seu cão diminui o risco de vários tipos de câncer, incluindo carcinoma mamário, uterino, testicular e próstata. Além disso, elimina muitas doenças induzidas por hormônios em mulheres, como cistos e aumento mamário. Sem testosterona, seu cão não mais tentará escapar do seu quintal para encontrar uma fêmea no cio, e a castração evita ou diminui o comportamento territorial, como marcação de urina, comportamento de transar, assim como comportamentos de agressão masculina, como a guarda de alimentos. Nas fêmeas, a esterilização evita a confusão que pode ocorrer com as fêmeas no cio, bem como os comportamentos incômodos associados às fêmeas no cio, como o excesso de afeição aos seus donos.