O Que Faz Com Que Um Gato Puxe O Pêlo E O Que Você Pode Fazer Para Parar?

Autor: | Ultima Atualização:

Alguns gatos levam muito longe o grooming e arrancam o próprio cabelo devido ao estresse.

Rapidamente limpo, Os gatos passam boa parte do tempo acordados lambendo e cuidando de si mesmos. Este comportamento inato pode cruzar a linha de limpeza para obsessão, no entanto, nesse caso, você pode começar a notar carecas em seu gatinho. Parar o comportamento requer descobrir sua causa subjacente

Alopecia psicogênica

Ao contrário do que possa parecer, seu gato não decidiu de repente que preferiria ser um membro da raça sphynx sem pêlos. O puxar compulsivo dos cabelos é chamado de alopecia psicogênica, o que essencialmente significa que seu gato arranca o cabelo com a boca cheia porque algo o incomoda psicologicamente. Isso pode incluir mudanças na vida, como mudar para novos quartos ou ganhar um novo membro da família ou animal de estimação, ou outras mudanças em sua rotina. Higiene é um meio que os gatos usam para se acalmarem em momentos de estresse e ansiedade, mas alguns gatos levam essa técnica de relaxamento longe demais. O comportamento acaba evoluindo de uma maneira de aliviar a ansiedade para uma ação totalmente compulsiva que é realizada com cada vez mais frequência. O gato simplesmente não pode se ajudar

Causas Médicas

O fato de seu gato parecer estar se arrumando com mais frequência não significa necessariamente que ele precisa de um psiquiatra. Em alguns casos, o puxão de cabelo ocorre devido a fatores médicos, como alergias, infecções de pele ou infestação de parasitas. Seu gato pode estar experimentando uma sensação de coceira ou irritação em sua pele, fazendo-o lamber, mastigar e puxar o cabelo na área em uma tentativa fútil de aliviar a coceira enlouquecedora.

Complicações

Enquanto seu gato pode parecer um pouco estranho com várias manchas carecas sobre seu corpo, sua vida não está necessariamente em perigo apenas porque ele levou para arrancar seus cabelos. Ele pode, no entanto, abrir-se para possíveis problemas de pele, como a constante lambida de sua língua espinhosa pode abrir feridas em sua pele nua, deixando-o vulnerável a infecções. Sem sua camada protetora de cabelo, ele pode estar mais propenso a pegar uma queimadura solar ou pegar um resfriado com tempo mais frio.

Tratamento

Não assuma que seu gatinho tem um problema mental só porque você vê manchas calvas. Visite seu veterinário e faça testes para descartar outros problemas médicos facilmente corrigidos. Se nada de médico está causando o desejo de seu gatinho de puxar, tente identificar quando o problema começou a diminuir a origem do seu estresse. Remova ou limite a exposição do seu gato, se possível. Ofereça-lhe alguns brinquedos novos para ajudar a distraí-lo de sua ansiedade e passe algum tempo brincando com ele para cansá-lo. Feliway, um feromônio artificial para gatos, pode ajudar a estimular o relaxamento, e seu veterinário pode receitar medicamentos em casos extremos.