O Que São Barreiras Perceptivas No Ambiente De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

Portas abertas promovem a comunicação aberta

A percepção é realidade para a pessoa que vê, lê ou ouve alguma coisa. A percepção é influenciada pela cultura, gênero, espaço físico, raça, ética, moral, níveis educacionais, tom ou tom percebido de comunicação, aparência física, inteligência e muitos outros fatores. Todas essas influências, e mais, criam barreiras para uma comunicação eficaz no local de trabalho. A pesquisa mostra que existem sete a 10 barreiras de comunicação percepcionais no local de trabalho. Barreiras Físicas e Espaciais

Portas fechadas, salas escuras, separação, espaços apertados e compartimentalização departamental contribuem para a criação de barreiras à boa comunicação . Telas, paredes de vidro e cubículos separam as pessoas das pessoas. Cada vez mais frequentemente, nos ambientes de trabalho e educação, computadores, e-mail, correio de voz, mensagens de texto, mídias sociais e outras formas de comunicação digital estão substituindo a interação humana, criando outra barreira à comunicação. Criar um espaço de trabalho com iluminação natural, portas abertas e paredes de vidro incentiva a interação face a face e pode ajudar a desenvolver relacionamentos interpessoais mais fortes no local de trabalho.

Barreiras emocionais, de gênero e moral

A maneira como uma pessoa cresce afeta a percepção e pode criar barreiras entre pessoas de diferentes status econômico. Por exemplo, alguém que vem de um ambiente rico pode ter noções preconcebidas sobre alguém que não se veste nos estilos de moda atuais. Alguém com um forte passado religioso pode achar difícil se comunicar com uma mulher que se veste de uma maneira que é considerada indecente e, portanto, recebe menos respeito. Uma pessoa obesa pode ser percebida por uma pessoa atlética como sendo preguiçosa e, portanto, menos respeitada. Pessoas de ambos os sexos podem vir de origens que relegam as mulheres a uma posição menor e isso também pode ser uma causa para uma comunicação menos bem sucedida.

Barreiras étnicas e culturais

Em todo o mundo, em todos os ambientes de trabalho , raça, etnia e cultura provaram ser barreiras à comunicação e promoção. Na Índia, por exemplo, existe um sistema de classes que poucas pessoas conseguem superar. Quanto mais escura a tonalidade da pele de uma pessoa, muitas vezes determina como elas são tratadas no local de trabalho. Os preconceitos de gênero também se aplicam a essas categorias. Como as pessoas aprendem comportamentos de suas famílias e grupos culturais, preconceitos e questões de respeito fazem parte de seu caráter. Estes são muitas vezes muito difíceis de mudar ou negligenciar em um ambiente de trabalho. Todos esses exemplos produzem barreiras perceptivas à comunicação.

Identificando e superando

Alguns dos comunicadores mais eficazes são aqueles que fizeram a escolha de seguir cursos e fazer o auto-exame que identifica suas próprias percepções das pessoas que trabalham com. Eles aprendem a ouvir e a responder de maneira a tornar as pessoas à sua volta confortáveis. Eles aprendem a escrever com eficiência, também, de modo que as pessoas para quem estão escrevendo ou tenham uma sólida compreensão das informações que lhes dizem respeito. As empresas agora têm diversas forças de trabalho e aquelas que conquistam os funcionários mais leais são aquelas que tornam a superação de barreiras perceptivas uma prioridade.