Questões difíceis de entrevista podem realmente pressionar.
A questão das fraquezas é uma que surge com bastante frequência em entrevistas de emprego e, no entanto, parece que nunca fica mais fácil responder. Fraquezas são exatamente o que você não quer dizer a um possível empregador, mas você está lá, sem saber o que dizer. Em vez de ir para a entrevista despreparada e pegá-la como é, crie um plano e cumpra-o. Você ficará muito menos nervoso quando a pergunta for feita e isso pode significar a diferença entre conseguir o emprego e sair desapontado.
True Confessions
A verdade é que você tem pontos fracos. Todo mundo faz. Tente fazer um teste de personalidade on-line para ver quais são esses pontos fracos. Isso pode ajudá-lo a admitir um deles para um entrevistador quando chegar a hora. Depois de entender onde sua abordagem precisa de um pouco de trabalho, você pode explicar como está consciente da falha e tomou medidas para melhorar. Fale sobre sua fraqueza como algo que você sofreu no passado e percebeu. Siga sua declaração com uma descrição do que você fez para consertar as coisas e como as coisas funcionam melhor agora. Por exemplo, diga: "Quando comecei na minha última posição, não consegui administrar meu tempo adequadamente, mas desenvolvi um plano diário para ajudar a eliminar esse problema."
unscripted
Em vez de preparar uma resposta exata para a pergunta, tente uma abordagem improvisada que fale sobre a situação e evite todos os clichês vazios. Por exemplo, pense em algumas de suas fraquezas reais e as conheça para não ser pego de surpresa caso o assunto apareça. Durante sua reunião, ouça seu entrevistador e tente ler um pouco sobre o que está procurando em um candidato. Deixe seu julgamento determinar sua abordagem e responder a pergunta no momento, em vez de planejar uma resposta pronta. Você não soará encenado, o que o entrevistador apreciará. (Referência 1)
Falhas não relacionadas
Estude a posição para a qual você está se candidatando e aprenda exatamente quais tarefas ela implica. Depois de saber o que você estará fazendo regularmente, você também pode determinar quais habilidades não usará no trabalho. Concentre sua atenção nessas habilidades desnecessárias e admita uma fraqueza que não terá impacto imediato em seu papel. Por exemplo, se você estiver entrevistando para uma posição de marketing criativo e admitir falta de interesse em matemática, sua fraqueza pode não ser uma preocupação, uma vez que não deve entrar em jogo em sua nova função.
Virando a maré
Muitas pessoas acham que admitir qualquer tipo de fraqueza real pode prejudicar seu status aos olhos do entrevistador e deixá-lo mais abaixo na lista de candidatos elegíveis do que você realmente quer ser. Responder a pergunta com uma declaração mais geral de positividade é uma maneira de eliminar o medo de prejudicar sua própria reputação. Nicole Williams, especialista em carreira do LinkedIn, recomenda que a pergunta seja respondida explicando sua propensão para assumir muito e sua intenção de estar mais focado no futuro. Tal resposta admite apenas que você é um trabalhador e não tira nada de sua candidatura.