Entrevistas Telefônicas Típicas

Autor: | Ultima Atualização:

Sorrir durante sua entrevista faz você parecer dinâmico.

Entrevistas por telefone ajudam os empregadores a decidir quais candidatos valem a pena trazer para uma entrevista face a face. Entrevistas por telefone economizam tempo e dinheiro dos empregadores, dando-lhes um rápido instantâneo da personalidade e das qualificações do candidato a emprego. As entrevistas por telefone exigem uma quantidade semelhante de preparação como entrevistas formais: os empregadores costumam fazer perguntas difíceis para testar suas respostas.

Nomeação versus surpresa

Alguns empregadores ligam para você para marcar uma entrevista por telefone, mas outros podem surpreendê-lo, usando a desculpa de pedir esclarecimentos sobre seu currículo. Uma chamada surpresa dá ao empregador a vantagem; ele tem perguntas preparadas e seu currículo na frente dele. Quando você está se candidatando a vagas de emprego, pesquise as empresas com as quais se candidatou e faça anotações que você mantenha à mão. Atualize as perguntas da entrevista padrão antes de enviar o currículo para que as respostas em potencial estejam frescas em sua mente, como sua resposta a "Quais são seus pontos fortes e fracos?" Dessa forma, se você receber uma ligação surpresa, poderá responder às perguntas de maneira coerente. Se o empregador marcar uma consulta, você terá tempo para pesquisar a empresa e preparar as respostas para as perguntas típicas com antecedência.

Profissionalismo

Em entrevistas por telefone, os empregadores geralmente esperam o mesmo nível de profissionalismo que realizam em entrevistas face a face. Quando for a hora de uma entrevista por telefone agendada, remova todas as distrações ruidosas da sala em que você está, incluindo crianças, animais de estimação e televisões; O ruído de fundo não é profissional. Se o empregador ligar e você não puder evitar o barulho, pergunte se há um bom momento para ligar de volta quando puder falar sem distrações. O entrevistador normalmente fará perguntas específicas sobre seu currículo, portanto, tenha um ao lado de você, se possível. O entrevistador também quer aprender mais sobre sua personalidade, mas tenha cuidado em fazer piadas; ela não consegue ver sua expressão facial ou linguagem corporal para determinar se você está brincando ou falando sério.

Silêncios e Interrupções Desajeitados

Entrevistas por telefone são complicadas quando se trata de saber quando começar a falar. Sem observar a linguagem corporal da outra pessoa, é difícil saber se ele parou para respirar ou se terminou sua declaração e está esperando para ouvir a sua. Você não quer silêncios longos e desajeitados, mas também não quer interromper o entrevistador. Quando você acha que o entrevistador terminou de fazer uma pergunta, pare por um momento antes de responder. Isso lhe dá a chance de compor sua resposta enquanto se certifica de que ele terminou sua pergunta. Uma pausa curta é aceitável, enquanto um longo silêncio não é.

Duração

Entrevistas por telefone normalmente não duram tanto quanto entrevistas formais. O empregador está tentando eliminar pessoas que ela sabe que não se encaixam na cultura da empresa ou na posição, e ela provavelmente tem várias pessoas para ligar. Uma entrevista por telefone pode durar até meia hora, e algumas são muito mais curtas. Se o entrevistador quiser mais informações sobre você do que ela pode reunir nesse período, provavelmente pedirá uma entrevista cara a cara. Quando o empregador marcar uma entrevista por telefone, é aceitável perguntar quanto tempo reservar.