Envie uma carta de agradecimento com 24 horas de uma entrevista de emprego.
A impressão que você faz quando você entrevista para um trabalho não termina quando você sai pela porta. Na verdade, em um artigo da “Forbes”, o recrutador Steven Raz diz: “Só porque a entrevista acabou, não acredite que você não está mais sendo entrevistado.” Juntamente com suas qualificações e o relacionamento estabelecido durante a entrevista, os empregadores podem também avaliá-lo sobre como você acompanha depois de se encontrar com eles. Enviar uma carta de agradecimento após uma entrevista de emprego pode diferenciá-lo da concorrência.
Objetivo
Enviar uma carta de agradecimento depois de uma entrevista de emprego é mais do que uma simples cortesia. Demonstra apreço pelo tempo do seu entrevistador, demonstra respeito e profissionalismo e lembra ao entrevistador o seu interesse pelo cargo. É também uma oportunidade para rever o que você discutiu com o entrevistador e lembrá-la de suas habilidades e qualificações, de modo que a informação seja mais importante quando ela o compara aos outros candidatos.
Como enviar uma carta de agradecimento em breve
Envie a carta de agradecimento o mais breve possível após a entrevista. No artigo “Forbes”, Raz aconselha a enviar um email de agradecimento dentro de 24 horas. O prazo também depende de quanto tempo a empresa espera tomar uma decisão de contratação. Se o empregador disser que planeja selecionar um candidato até o dia seguinte, você deverá enviar um e-mail de agradecimento assim que puder, assim ele se lembrará dessa cortesia extra ao avaliar os candidatos.
Envio para várias pessoas
Se você conheceu várias pessoas durante a entrevista, envie uma carta de agradecimento a cada uma delas, mas não envie a mesma carta para todos. Os destinatários podem ficar ofendidos por agrupá-los em vez de reservar um tempo para personalizar a carta para refletir o que você discutiu com cada pessoa. O site de carreira WetFeet alerta contra o envio de "mensagens gerais ou BCCs".
O que incluir
No artigo “Forbes”, a coaching de entrevistas Pamela Skilling recomenda agradecer ao entrevistador pelo seu tempo, revendo o que você discutiu durante sua reunião, lembrando-o de seu interesse no trabalho e de suas principais qualificações e fechando incluindo suas informações de contato. O email deve ser sucinto, com não mais do que três parágrafos, consistindo de duas ou três frases cada. No artigo do WetFeet “Escrevendo uma carta de agradecimento da maneira correta”, o recrutador Steven Levy diz que está procurando por conteúdo instigante. “Estou procurando uma nota que me faça dizer 'huh, não pensei nisso', acrescenta Levy. Se há alguma coisa que você não abordou durante a entrevista, mencione-a em sua carta. Isso pode incluir idéias que você tem para a empresa ou realizações que esqueceu de mencionar.
Quando enviar uma anotação manuscrita
Os especialistas geralmente recomendam cartas de agradecimento por e-mail em vez de notas manuscritas ou manuscritas, porque os e-mails chegam aos empregadores em potencial com muito mais rapidez, permitindo-lhe uma vantagem sobre os candidatos que não acompanham o processo logo. No entanto, mesmo esses especialistas às vezes recomendam uma carta manuscrita para um toque pessoal. Recruiter Raz, no artigo "Forbes", aconselha a enviar uma carta de agradecimento escrita à mão com um "gerente de contratação mais tradicional" ou se você quiser enviar uma mensagem mais pessoal, além de simplesmente agradecer a ele pelo seu tempo. Envie a nota manuscrita como um follow-up para o e-mail de agradecimento, não como um substituto, e não envie e-mails duplicados e mensagens manuscritas, acrescenta Raz. O escritório da Virginia Tech Career Services recomenda enviar breves anotações manuscritas para qualquer pessoa que você tenha conhecido durante uma entrevista no local.