
Phlebotomists tirar sangue para testes de diagnóstico.
Vamos enfrentá-lo, como a mulher com uma agulha pronta, é improvável que você ganhe qualquer concurso de popularidade do paciente. Mas o sangue que você desenha como um flebotomista fornece uma peça vital de diagnósticos e exames para doenças e enfermidades. Como flebotomista, você trabalha com uma equipe de técnicos de laboratório, retirando sangue e, às vezes, coletando outros fluidos ou tecidos corporais para testes de diagnóstico. Se você tiver uma mão firme e uma disposição calmante, seus pacientes deixarão mais à vontade do que quando chegaram.
Ingestão Paciente
Você começa por combinar os pacientes com as amostras pedidas e, em algumas situações, também verifica os sinais vitais antes de extrair sangue. Isso significa garantir que você tenha o paciente correto executando uma verificação de identificação. Você discute os procedimentos, explica cada passo antes de começar e tenta amenizar qualquer medo. Habilidades de pessoas fortes são uma vantagem em ajudar a relaxar os cautelosos, o que facilita o trabalho de tirar sangue.
Colete Sangue
O trabalho do flebotomista começa com o pedido de um médico para uma amostra de sangue. Você usa uma agulha para perfurar a veia (punção venosa) ou a pele, chamada punção dérmica, e extrair uma amostra para o teste de diagnóstico. Na punção venosa, você localizará a veia, esterilizará a pele acima dela com álcool tópico, isolará a área com um torniquete para cortar a circulação sanguínea e tornar a veia mais proeminente e inserir uma agulha para extrair o sangue. Os flebotomistas também coletam sangue de doadores para bancos de sangue e transfusões, e de pacientes cujo sangue é muito espesso devido à superprodução de hemácias.
Armazenar, etiquetar e enviar amostras
Cada amostra deve ser rotulada com a data, hora da amostra, informações do paciente e dados específicos sobre o teste para o laboratório. Além de sua mão firme e habilidades pessoais fáceis, você deve ser meticuloso e detalhista. A correta rotulagem de amostras é crucial. Phlebotomists também entregam amostras rotuladas para laboratórios no local e empacotam amostras para correios médicos que os entregam a laboratórios de terceiros. Sua embalagem deve garantir que as amostras não sejam comprometidas em trânsito.
Educação e Certificação
Você precisa de um diploma do ensino médio ou GED para se inscrever em uma aula de treinamento de flebotomia. Os cursos de certificação abrangem a coleta, manuseio, processamento e transporte de sangue para testes, além de sistemas de informações laboratoriais, uso de equipamentos de laboratório e monitoramento para controle de qualidade. Os cursos variam em duração e custo. Eles podem ser oferecidos em faculdades comunitárias ou escolas de formação profissional e técnica, ou pela Cruz Vermelha Americana. Você também deve passar por um exame de licença estadual antes de se qualificar para o trabalho.




