
Estabelecer um orçamento familiar leva a uma melhor gestão financeira pessoal e à capacidade de planejar o futuro.
Montar um orçamento familiar é algo que todas as famílias devem considerar. Aderindo a um orçamento permite que você planeje para o futuro com fundos de garantia estará lá quando você precisar deles, não só para emergências, mas para férias, aposentadoria e educação universitária para seus filhos. Enquanto muitas pessoas se assustam com a idéia de criar um orçamento, o processo é bem simples quando você está organizado. E o processo permite que você agarre suas finanças em vez de deixar suas finanças agarrar você.
Configurando um orçamento familiar
Calcule sua renda mensal. Olhe para ver se há muita variação em sua renda de mês para mês. Se houver, calcule a média dos seus últimos três meses de receita e ganhos com a finalidade de configurar seu orçamento. Use o valor médio como o valor que você precisa gastar e economizar.
Examine suas contas mensais recorrentes fixas. Despesas fixas podem incluir sua hipoteca, telefone, empréstimos de carro, seguro, mantimentos, roupas, pagamentos com cartão de crédito, associações de academia e cuidados com o cabelo. Algumas contas, como contas de serviços públicos, podem variar um pouco do inverno à primavera. Para essas contas, use a média em três meses. Não se esqueça de viagens para o caixa eletrônico. Acompanhe o que você usa o dinheiro ao longo de um mês. A chave aqui é examinar para onde toda sua renda está indo. Lembre-se também de incluir uma porcentagem mensal para contas grandes que podem vir uma ou duas vezes por ano, como impostos sobre a propriedade, propinas ou presentes de fim de ano.
Olhe para onde você pode reduzir as despesas para poupar dinheiro. Talvez esteja desligando seu termostato à noite para manter suas contas de gás e eletricidade mais razoáveis. Se você ainda não o fez, pare de fumar e salve um pacote. A maioria de nós gasta uma quantia de dinheiro todo mês em coisas que não precisamos. Melhor colocar esse dinheiro de lado para emergências, um fundo de educação para seus filhos ou férias em família.
Decida um orçamento razoável para cada categoria de despesa e poupança. Envolva sua família o máximo possível. Por exemplo, o adolescente que participa de esportes coletivos pode ter que pagar por uniformes e equipamentos. Dependendo da sua idade, você pode querer insistir que ele pague parte dessa despesa através de um emprego de meio período. Esta é também uma forma de ensinar aos seus filhos o valor do dinheiro e a gestão financeira responsável.
Configure seu orçamento em uma planilha. As colunas 13 na parte superior devem ser para cada mês do ano mais um total anual. As linhas indo para o lado da folha são para cada categoria de despesa e poupança. Ao lado de cada categoria de despesa e poupança listada, coloque o valor orçado. Todos os meses, preencha a planilha com o valor exato gasto ou salvo. Também é útil destacar em vermelho todas as despesas que estavam acima do valor orçado, e em verde todas as que estavam abaixo. Este sistema permite que você veja rapidamente como está indo bem com seu orçamento.
Faça uma reunião familiar pelo menos a cada três meses para revisar o orçamento da sua família. Converse abertamente sobre categorias de despesas que estão consistentemente acima do valor orçado e das categorias de poupança que estão consistentemente abaixo. Desenvolva maneiras de alinhar seu orçamento.
Outra maneira de envolver sua família no processo orçamentário é celebrar seu sucesso no cumprimento das metas orçamentárias. Jantar em um bom restaurante ou ingressos para shows para toda a família é uma boa recompensa para uma boa gestão financeira.
Itens que você precisará
- Pagar por você e seu cônjuge pelos últimos três meses
- Documentação de outras fontes de receita ou ganhos nos últimos três meses
- Todas as faturas mensais dos últimos três meses, incluindo contas fixas, como pagamentos de hipoteca, e contas flutuantes, como cartões de crédito
- Uma conta de poupança aberta
- Uma planilha
dicas
- É fácil criar um orçamento e depois esquecê-lo. Faça a orçamentação e a revisão orçamentária uma atividade normal que você não adia em favor de outras atividades.
- Você pode encontrar planilhas de software de orçamento on-line de baixo custo ou gratuitas, além de dicas para práticas de orçamentação sólidas.
Aviso
- Orçamento para emergências. Esta deve ser uma categoria separada da poupança e deve ser igual a pelo menos três meses de renda. Não seja pego de surpresa se você estiver subitamente desempregado ou incapacitado.




