Assistente Social E Segurança Dos Trabalhadores Externos

Autor: | Ultima Atualização:

Muitas vezes você vai ver as pessoas quando elas estão com pouca sorte.

Enquanto todos que saem da casa para ir ao trabalho correm o risco de encontrar violência, alguns trabalhadores correm mais riscos do que outros. Como assistente social ou trabalhador comunitário, você geralmente lida com pessoas que não estão no seu melhor e podem estar sob muito estresse. Para lidar com as situações às vezes voláteis que você pode encontrar durante o dia, você precisa aprender a ler situações e tomar precauções para se manter seguro.

Fatores de Risco

Um número de fatores de risco entram em jogo que afetam seu trabalho e os relacionamentos com os quais você lida. Por exemplo, a polícia muitas vezes confia em hospitais para manter indivíduos violentos e agudamente perturbados que você acaba ingerindo sem proteção policial suficiente. As longas esperas em agências de serviços sociais e de emergência podem fazer com que os clientes, pacientes e familiares fiquem frustrados, vire-se e atire em você. Depois, há o problema de um número crescente de pacientes com doenças mentais sendo liberados na comunidade sem cuidados de acompanhamento suficientes - muitas vezes apenas você e sua prancheta.

Diretrizes para o local de trabalho

A redução de riscos e o desenvolvimento de regras para proteger você começam em sua agência. Seu empregador deve ter um programa de proteção contra a violência no local de trabalho estabelecido que inclua diretrizes como uma política de tolerância zero para quaisquer ameaças verbais ou não verbais e quaisquer atos de violência. Você não deveria ter que dar desculpas para denunciar ameaças ou se preocupar com represálias ou ficar em apuros. Em vez disso, seu empregador deve incentivá-lo a relatar esses incidentes imediatamente, com medidas rápidas para corrigir eventuais problemas, como recusar o atendimento a clientes barulhentos ou não cooperativos ou chamar a polícia quando os clientes se recusarem a seguir suas regras de conduta.

Violência de rua

Como trabalhador externo, você estará nas ruas diante de vários riscos. Você encontrará crimes com armas, prostituição, brigas e atividades com drogas regularmente. Além disso, você será visto como alguém de fora por quem você está tentando ajudar. Diferentes pessoas na rua têm diferentes agendas e razões para estar lá e a atmosfera na rua pode ser imprevisível. Você precisará desenvolver bons instintos sobre quando deve se virar e sair e quando pode abordar com segurança seus clientes.

Dicas de segurança

A maior dica de segurança que você pode seguir é nunca trabalhar sozinho, especialmente quando você entra em bairros difíceis. É melhor trabalhar com uma ou até duas pessoas usando uma abordagem de sistema de amigos. O sistema de amigos não apenas ajuda a mantê-lo seguro fisicamente, mas também permite alguma responsabilidade para que os outros não consigam apresentar falsas alegações contra você. Apresente-se às pessoas nas vizinhanças onde você trabalha para que as pessoas possam conhecer você e suas intenções. Não se vista de uma maneira que faça você se destacar demais e não carregue muitos itens pessoais. Se você permanecer consistente e confiável em suas relações com a vizinhança, as pessoas que você está tentando ajudar o conhecerão e se sentirão mais à vontade para pedir ajuda.