Demência Senil Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Demência não é incomum em gatos geriátricos

Com gatos idosos, algumas mudanças de saúde e comportamentais são inevitáveis ​​e naturais. Eles não são tão diferentes dos humanos quanto se poderia pensar: assim como acontece com as pessoas, os idosos felinos geralmente experimentam senilidade e muitos dos problemas associados a ela - pense em esquecimento e sentimentos gerais de confusão.

Disfunção cognitiva felina

Os gatos envelhecem muito mais rápido que os humanos devido a sua expectativa de vida significativamente menor. Na verdade, os gatos são às vezes considerados idosos a partir dos 7 anos. No entanto, na maioria das vezes, o declínio na capacidade cognitiva dos gatos começa por volta dos 10 anos de idade. Quando os gatos têm disfunção cognitiva felina, eles experimentam uma ampla gama de problemas auditivos, visuais e articulares. A condição é extremamente prevalente em gatos geriátricos, especialmente nos últimos 15 anos.

Confusão

Sentimentos de confusão e desorientação são comuns na senilidade felina. Seu gatinho super-afiado pode de repente não saber onde fica a poltrona mais confortável da casa. Ela pode nem lembrar onde está sua caixa de areia ou onde você guarda sua tigela de comida. Por causa dessa confusão, seu animal de estimação pode parecer perpetuamente "perdido". Ela pode vagar sem parar pela sua casa sem nenhum destino ou propósito aparente.

Vocalização

Se o seu gato sempre foi uma Cathy tagarela, miando à esquerda e à direita para qualquer um que escute, pode aumentar drasticamente com a senilidade. Um surto de vocalização é especialmente comum durante a noite, já que os gatos com disfunção cognitiva podem ficar especialmente inquietos e desorientados devido à escuridão. Quando um gato idoso mia e uiva alto a noite toda, ela pode estar ansiosa e nervosa pedindo ajuda. Ela pode estar implorando: "Por favor, leve-me de volta para o sofá da sala!"

Higiene

Em felinos senis, a limpeza geralmente não é mais uma prioridade. Mesmo que seu gato costuma passar a maior parte de suas horas acordando lambendo e se arrumando, ela pode estar cansada demais para dar o mesmo cuidado e atenção a ela do que antes. Como resultado, você pode notar o pêlo do seu gatinho muito menos imaculado - e brilhante - do que nos anos anteriores.

Irritabilidade

Irritabilidade incomum também às vezes aponta para disfunção cognitiva felina. Talvez o seu animal de estimação costumava ser a bola de cotão mais doce e mais amável do quarteirão. Com a senilidade, seu gato pode ficar irritado se você acariciá-la por um segundo.

Dormindo

Os gatos, como regra geral, são grandes fãs de dormir demais, então pode ser difícil notar diferenças de sono em seu felino. No entanto, se você perceber que seu gato parece ter menos interesse em estar acordado do que antes, há uma boa chance de que isso se deva à idade e às dificuldades cognitivas.

Tratamento

Você não precisa apenas sentar e assistir ao seu gato. animal de estimação sofrem em confusão como resultado de disfunção cognitiva felina. Mantenha as coisas sob controle, tornando o ambiente do seu gato desorientado o mais estável e previsível possível. Não mova aleatoriamente seus brinquedos favoritos. Não basta pegá-la e deixá-la em um recanto aleatório de sua casa, pois isso pode levar à confusão. Se você quiser alguma ajuda extra para manter seu gato geriátrico feliz, contente e calmo, fale com seu veterinário sobre o possível uso de um medicamento de senilidade, como a selegilina (Anipryl e outras marcas). Anipryl é comumente prescrito em gatos, bem como cães para o gerenciamento de problemas de senilidade.