Qualidades De Um Bom Analista De Qualidade

Autor: | Ultima Atualização:

As tarefas de controle de qualidade variam com base nos produtos e na indústria.

Um analista ou inspetor de qualidade verifica os materiais e produtos acabados de um fabricante para garantir que os produtos atendem ao código do setor e padrões do cliente. Com um olhar aguçado para detalhes e precisão, e um entendimento básico de equipamentos e processos de engenharia, você obtém uma carreira com um diploma, certificação ou simplesmente treinamento no local de trabalho.

Habilidades matemáticas

Um dos mais importantes Habilidades para profissionais de controle de qualidade são habilidades matemáticas fortes. Dado que os lotes acabados podem incluir centenas ou milhares de produtos, é impraticável testar cada um deles. Um funcionário de controle de qualidade deve decidir o número correto de mercadorias a serem amostradas usando avaliações estatísticas básicas do tamanho da amostra. Além disso, algumas máquinas requerem calibração básica e consciência geométrica para procedimentos de testes eficazes.

Competência industrial

A competência técnica exigida dos profissionais de controle de qualidade está relacionada à compreensão do setor específico. Este é o ponto focal de grande parte do treinamento no trabalho. Em seu campo específico, você precisa entender os planos técnicos do produto, os documentos técnicos que descrevem as especificações do projeto e os manuais e documentos que descrevem as especificações de qualidade. Essas competências técnicas ajudam você a realizar verificações de qualidade e comunicar os resultados internamente e com os clientes

Habilidades físicas

Alguns trabalhos de controle de qualidade têm pouco envolvimento físico, mas muitos exigem que você tenha um nível básico de força física, resistência e destreza manual. Alguns dos equipamentos de teste são pesados ​​e exigem movimento antes, durante e após os testes. Você também pode precisar levantar, mover e posicionar produtos acabados pesados ​​para teste. Manipulação de equipamentos, ferramentas e peças durante o processo de teste também requer força e destreza manual

Orientação para Comunicação e Serviço

Um profissional de controle de qualidade também precisa ter boas habilidades de comunicação e orientação ao cliente. Habilidades de comunicação verbal e escrita são necessárias para alertar os gerentes de produção e a equipe sobre defeitos ou problemas de qualidade. Você também pode interagir diretamente com os clientes para confirmar os padrões de controle de qualidade, acompanhar as verificações e compartilhar informações adicionais enquanto faz melhorias. Uma orientação de serviço ajuda você a ter a perspectiva correta para concluir suas tarefas completamente e garantir um resultado satisfatório para os clientes.