A assinatura de um artista pode ser impressa ou cursiva.
Você passou horas em seu trabalho artístico, então você merece reconhecimento por sua obra-prima. Adicionar seu nome a uma obra de arte é mais do que apenas uma assinatura, é uma maneira de levar crédito pelo seu trabalho. Se você trabalha para uma empresa, seu empregador normalmente possui os direitos sobre sua obra de arte e geralmente não há motivo para incluir uma assinatura pessoal. Como artista gráfico autônomo, você deve assinar seu trabalho para provar a autoria original da peça. Uma assinatura também é uma maneira positiva de estabelecer sua identidade no setor.
Nome Legível e Distinguível
Uma assinatura adequada do artista é legível e distinguível. Isso não significa que toda carta precisa ter uma forma perfeita, mas a assinatura precisa ser legível para que os outros possam diferenciar com rapidez e precisão o seu trabalho dos outros. Use a mesma assinatura em todos os seus trabalhos de arte, incluindo impressões, pôsteres, pinturas, desenhos e ilustrações. Pratique escrever sua assinatura antes de colocá-la em qualquer arte final completa, para que você possa usar o mesmo formulário repetidamente. Não há requisitos legais sobre onde colocar sua assinatura, mas o centro inferior ou o canto direito na parte frontal são locais comuns.
Assinatura Consistente
Assine seu nome com o mesmo meio que você usou para criar seu trabalho. Por exemplo, assine uma aquarela em aquarela, um acrílico em acrílico e uma pintura a óleo em tinta a óleo, de acordo com o consultor de arte Alan Bamberger da ArtBusiness.com. Quando você faz login em um meio diferente, corre o risco de alguém questionar se você realmente criou a arte ou se você adicionou uma assinatura após o fato. Ao criar arte gráfica gerada por computador, digitalize sua assinatura manuscrita original e insira-a em sua arte ou desenhe sua assinatura usando um software de design. Salve sua assinatura assistida por computador para que você possa usar a mesma em todo o seu trabalho.
Possibilidades de marca comercial
Registre legalmente sua assinatura se quiser garantir que outros artistas não a usem. Você provavelmente terá problemas para registrar sua assinatura se seu sobrenome for comum - como Smith, Jones ou Johnson - então considere um pseudônimo ou um nome original de uma só palavra se quiser algo que se qualifique para uma marca registrada. Uma primeira inicial e um último nome também são difíceis de marcar se seu sobrenome for relativamente comum. Você também pode registrar um logotipo original em acréscimo ou no lugar do seu nome, se preferir usar um símbolo para representar seu trabalho.
Detalhes importantes
O aspecto mais significativo de assinar sua arte é lembrar de colocar seu nome em algum lugar. Alguns artistas nunca assinam seus desenhos, pôsteres, pinturas, gravuras ou obras de arte eletrônica e arriscam outros artistas reivindicando ou copiando seu trabalho. Sem uma assinatura, você pode encontrar problemas legais se alguém usar sua arte para fins comerciais e não puder provar que era o criador original. Além disso, você deseja que as gerações futuras honrem seu trabalho artístico e reconheçam suas habilidades.