Prednisona Para Artrite Severa Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Se o seu gatinho sofre de artrite, seu veterinário pode prescrever prednisona para ajudar a controlar sua condição. Embora a prednisona não cure a artrite do seu gato, ela pode melhorar sua qualidade de vida, permitindo que ela se aconchegue e volte a brincar. Consulte o seu veterinário com preocupações sobre a saúde das articulações do seu gato ou medicamentos

Artrite em Gatos

Se o seu gato tem artrite, a cartilagem que cobre as superfícies articulares de algumas ou de todas as suas articulações está desgastada. Isso geralmente acontece em resposta ao estresse ou dano articular, e a doença progredirá com o tempo sem tratamento. Os sintomas de artrite grave em gatos geralmente aparecem tardiamente na vida e podem incluir claudicação, rigidez, inchaço das articulações, atrofia muscular nas pernas, alterações comportamentais, irritabilidade e relutância em correr, pular ou brincar. Conforme a doença progride, a dor, a rigidez e a perda de mobilidade do seu gato aumentam. Não assuma que seu gato tenha artrite; apenas um veterinário pode diagnosticar e prescrever o tratamento para o seu gatinho

Benefícios da Artrite Prednisona

A prednisona não é uma cura para a artrite em gatos, mas pode trazer alívio substancial. Prednisona e outros medicamentos glicocorticóides tratam a artrite, aliviando a inflamação que causa inchaço, rigidez e dor. Além dos benefícios diretos, a prednisona ajuda os gatos com artrite indiretamente, melhorando a mobilidade para promover aumento da atividade e perda de peso. A prednisona é convertida em prednisolona no fígado.

Efeitos colaterais de prednisona

Os gatos têm menor probabilidade de desenvolver efeitos colaterais do que cães com prednisona. Quando os efeitos colaterais ocorrem, eles geralmente incluem ganho de peso, problemas gastrointestinais, alterações comportamentais, micção freqüente, aumento da fome e aumento da sede. Como a prednisona suprime o sistema imunológico, é mais provável que seu gatinho desenvolva infecções respiratórias e do trato urinário durante o tratamento para artrite.

Uso prolongado de glicocorticóides

Evitar o uso prolongado de prednisona, a menos que não haja outras opções. Se o seu gatinho toma esta medicação durante meses ou anos, ela pode desenvolver a síndrome de Cushing ou outras complicações. Para garantir que a menor dose possível seja necessária pelo menor período de tempo, a prednisona deve ser usada em conjunto com perda de peso, medicamentos antiinflamatórios não-esteróides, fisioterapia, mudanças no estilo de vida e suplementos articulares recomendados pelo seu veterinário. É extremamente importante reduzir o prednisona ao gato. Parar a medicação abruptamente pode levar a complicações sérias.