
Relacionamentos excessivamente familiares podem afetar negativamente os outros no escritório.
Um novo funcionário de escritório parece estar recebendo mais tempo e atenção do chefe. Você pode estar se perguntando o que a torna tão especial, especialmente se você é um funcionário estabelecido e trabalhador que não recebe nenhuma regalia extra. Toda vez que parece que um colega está recebendo tratamento favorável no local de trabalho, ele cria um cenário em que o ressentimento em potencial pode surgir com outros trabalhadores. Quer o favoritismo seja real ou percebido, ele ainda tem o potencial de prejudicar relacionamentos e reduzir a produtividade e a moral.
Fábrica de boatos no local de trabalho
Quando parece que alguém no escritório está recebendo tarefas precárias, cargas de trabalho reduzidas ou folga pessoal extra, pode acabar com a fábrica de boatos. O tempo de trabalho produtivo é perdido à medida que outros funcionários se reúnem na sala de descanso para fofocar sobre o que o colega está ou não fazendo para garantir os favores extras. Rumores não comprovados têm o potencial de criar uma atmosfera negativa, que pode potencialmente prejudicar o atendimento ao cliente e prejudicar os relacionamentos com funcionários.
Faturamento
Se um funcionário acha que não está recebendo tratamento justo do chefe, apesar de esforços de trabalho produtivo, ela pode decidir que não vale a pena ficar por aqui e sair em busca de emprego em outro lugar. Isso pode significar a perda de um funcionário bom e qualificado, que pode ser caro para substituir. Outros podem seguir o exemplo, o que pode levar a atritos redutores de produtividade e atitudes negativas dos funcionários remanescentes.
Relacionamentos de funcionários negativos
Favoritismo no local de trabalho arrisca colocar colegas de trabalho uns contra os outros e criar uma situação potencialmente volátil , especialmente se percebido favoritismo tem a ver com a atribuição de projetos de trabalho de escolha, promoções ou aumentos. Por exemplo, se o chefe demonstra um claro favoritismo em relação a um funcionário e não a outro, o empregado menosprezado pode ficar ressentido não apenas com o chefe, mas com o colega favorito. Isso pode afetar negativamente o fluxo dos planos de projeto e o trabalho em equipe. Uma funcionária que não sente que está sendo tratada de maneira justa ou equitativa pode não ser tão produtiva quanto poderia, pois sua razão de ser é que ela não deve ao chefe nada além do mínimo desempenho.
Reputações danificadas
Mesmo se a percepção do favoritismo de escritório não tem base de fato, a percepção ainda pode prejudicar reputações profissionais. O funcionário favorecido pode ser visto como um manipulador que deve estar "fazendo algo" para merecer atenção extra, enquanto o empregador pode ter a reputação de parecer inescrupuloso em seu comportamento. Rumores de romances inadequados nos consultórios também podem prejudicar as relações pessoais fora do local de trabalho e têm repercussões de longo prazo, como um cônjuge que aprende sobre o favoritismo e suspeita de infidelidade.




