Penalidades Por Dormir No Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

As penalidades vão desde a ação disciplinar até a demissão.

As conseqüências de dormir no trabalho variam em seriedade dependendo da indústria. Um representante de serviço ao cliente que adormece pode acordar com um chefe irritado e alguns clientes insatisfeitos, mas um controlador de tráfego aéreo ou um inspetor de segurança que adormece, por exemplo, pode causar acidentes graves - e às vezes fatais. Para manter a produtividade alta e as responsabilidades baixas, os funcionários cansados ​​devem ser encorajados a tirar um cochilo antes do turno e / ou durante os intervalos agendados

Gravidade

Decidindo uma penalidade para alguém encontrado dormindo no trabalho, em alguns casos , depende do tipo de sono que ocorreu. Por exemplo, um funcionário que adormeceu por cinco ou dez minutos no meio de suas funções pode receber uma penalidade mais leve do que alguém que intencionalmente decidiu cochilar por um período de tempo indeterminável durante seu turno. As penalidades podem incluir advertências verbais ou por escrito, suspensão do pagamento por um período de tempo predeterminado, liberdade condicional ou demissão. Os funcionários que têm empregos que exigem que eles permaneçam acordados para garantir a segurança dos outros podem enfrentar consequências legais - e até mesmo letais - para adormecer. Por exemplo, os guardas dos Estados Unidos que dormem durante a guerra podem enfrentar a pena de morte

Condições físicas

Às vezes, os funcionários dormem em conseqüência de condições médicas ou físicas, como narcolepsia ou apneia do sono, cansaço ao trabalhar em turnos duplos , sono inadequado à noite ou como efeito colateral da medicação para a dor. Os chefes tendem a ser mais compreensivos se forem informados da condição antes que o funcionário adormeça. Dessa forma, eles podem tomar precauções que não afetarão a produtividade, como dar aos trabalhadores mais espaço entre turnos, pausas prolongadas para descansar fora do relógio ou licença médica até que a condição esteja sob controle.

Considerações

Para evitar ter Para decidir as penalidades caso a caso, os empregadores devem considerar a implementação de uma política de “não dormir”, para a qual as penalidades e as consequências são claramente explicadas na contratação. Isso proporcionará um incentivo para que os funcionários trabalhem bem descansados ​​e alertas, e sejam avisados ​​com os empregadores nos dias em que não se sentirem aptos a desempenhar o melhor de sua capacidade.

Prevenção

Os empregadores podem evitar os funcionários adormecerem fazendo concessões para cochilos curtos durante o dia de trabalho. De acordo com um estudo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde, permitindo aos funcionários um período de descanso - mesmo que curto como 26 minutos por dia - pode aumentar o estado de alerta e produtividade. A revista Government Executive informa que algumas empresas, como a Nike, a Google e a British Airways, fornecem estações de cochilo para seus funcionários.