Papilomavírus Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

O papilomavírus causa tumores benignos semelhantes a verrugas na pele.

Tumores semelhantes a verrugas levantadas podem atormentar a pele de felinos infectados com o papilomavírus. Embora de natureza benigna, a papilomatose ocasionalmente pode evoluir para câncer de pele invasivo. O papilomavírus pode afetar gatos de qualquer idade. Na maioria dos casos, as lesões do seu pequeno Milo podem ser tratadas com segurança pelo seu veterinário

Causas

O sistema imunológico de Milo pode ser suprimido durante o uso de certos medicamentos, ou de cirurgia ou doença. Quando o sistema imunológico do seu gato está comprometido, ele é mais suscetível a adquirir a infecção viral. A papilomatose é contagiosa e os felinos idosos com sistemas imunológicos fracos correm maior risco. O papilomavírus faz com que tumores infecciosos se desenvolvam na superfície da pele. A transmissão do vírus pode ocorrer entre animais se eles forem da mesma espécie e entrarem em contato direto um com o outro. A papilomatose do seu gato não pode ser transmitida à sua família humana

Sinais e Sintomas

Se o pequeno Milo não é mais o felino brincalhão que você conheceu, pode haver uma causa médica por trás de seu comportamento estranho. O papilomavírus freqüentemente causa aumento ou diminuição do apetite, mau hálito, sangramento pela boca ou produção excessiva de saliva. Um dos sinais mais óbvios de que algo está errado é o desenvolvimento de tumores na boca ou na língua de Milo ou em torno de seus lábios. Esses crescimentos geralmente são semelhantes a verrugas, de cor preta e aumentados. Os tumores invertidos freqüentemente estão presentes com um poro aberto no centro. Milo pode ter um, ou uma coleção desses tumores em seus membros, pescoço ou cabeça.

Diagnóstico

Se você descobrir um crescimento no pequeno Milo, uma visita ao veterinário é uma obrigação. Seu veterinário pode fazer uma biópsia do tumor e verificar se há alterações na estrutura celular da pele. Em muitos casos, o veterinário enviará uma amostra do tecido para um laboratório de diagnóstico especializado, onde será examinado de perto por um patologista veterinário. Comumente, testes de patologia serão necessários antes que um diagnóstico possa ser feito. As radiografias podem ser tomadas para diferenciar tumores de papilomatose de tumores malignos, como carcinomas de células escamosas.

Opções de tratamento

Se Milo está sofrendo de tumores orais, a boa notícia é que esses crescimentos geralmente desaparecem por conta própria. Se eles mantêm uma residência permanente na boca do seu gato, a cirurgia pode ser necessária para remover os tumores. Enquanto seu gato pode ter problemas para comer por várias semanas após a cirurgia, Milo será livre de verrugas. Alguns tipos de medicamentos podem ser usados ​​para remover os tumores, mas há uma chance de que os crescimentos retornem. Se o vírus do papiloma de Milo é persistente, o seu veterinário pode recomendar a vacinação do seu felino contra a infecção.