Nutrientes Absorvidos Pelo Intestino Grosso

Autor: | Ultima Atualização:

O intestino grosso absorve eletrólitos como o sódio.

Seu intestino grosso é uma das últimas paradas de alimento digerido antes de sair do corpo. Enquanto o intestino delgado é geralmente considerado o órgão digestivo que absorve a maioria dos nutrientes, o intestino grosso absorve alguns nutrientes enquanto também remove a água e absorve os resíduos. Entender o trabalho do intestino grosso pode ajudá-lo a reconhecer alguns dos sintomas que você pode experimentar se este órgão não estiver funcionando adequadamente.

Fibra

A fibra é uma forma de carboidrato que permanece pouco digerida no intestino delgado porque é necessário mais do que a maioria das formas de nutrientes para digerir. No entanto, o intestino grosso é o lar de mais de 500 formas de bactérias saudáveis ​​que podem digerir algumas formas de fibras de uma forma que o intestino delgado não consegue, de acordo com a Universidade de Waikato. Por exemplo, as bactérias presentes no cólon podem digerir algumas porções de fibra e transformá-las em cadeias de ácidos graxos, que são então usadas para a produção de energia. Fibras que podem ser digeridas incluem pectinas, que são encontradas em alimentos como maçãs e frutas cítricas. A fibra é responsável por absorver e atrair a água à medida que ela se move através de seu sistema digestivo. Seu cólon, que é a porção principal de seu intestino grosso, é responsável por absorver a água de volta ao seu corpo.

Sais

Seu intestino grosso movimenta sais para os vasos sangüíneos através de um processo conhecido como osmose. Seu corpo precisa desses sais para funcionar adequadamente porque os sais são responsáveis ​​pelas transmissões nervosas e musculares que mantêm o coração batendo e os pulmões inflando.

Produção de Vitamina

O intestino grosso contém bactérias que interagem com material alimentar não digerido para produzir as vitaminas necessárias. seu corpo. Por exemplo, as bactérias do intestino grosso trabalham para criar vitamina K, que é necessária para a coagulação do sangue. Se você não tem o suficiente dessa vitamina, é mais provável que você tenha hematomas e sangramento em excesso.

Liberação de gás

O processo de absorção desses nutrientes e água às vezes pode ter um efeito colateral indesejado - liberação de gases. Quando as bactérias do seu intestino grosso fermentam o alimento não digerido, como as fibras, elas podem liberar dióxido de carbono, hidrogênio e gás metano. Em alguns casos, isso pode causar maiores quantidades de flatulência ou a expulsão de gases do seu reto. Se você sentir flatulência que seja embaraçosa ou aumentar progressivamente, fale com seu médico.