Amplitude Normal De Movimento Na Parte Inferior Das Costas

Autor: | Ultima Atualização:

A coluna lombar pode dobrar em torno de 20 graus em cada direção.

A espinha dorsal de sua coluna, chamada coluna lombar, pode dobrar para frente, para trás e lado a lado. É capaz de uma pequena quantidade de rotação também. A amplitude de movimento, ou o quão longe sua coluna pode se mover, é limitada pelos discos entre as vértebras, os ligamentos que unem as vértebras e a orientação das facetas articulares na parte posterior das vértebras. A tensão muscular também pode restringir sua amplitude de movimento. Alongar os músculos tensos pode ajudar a aumentar com segurança o seu alcance.

Flexão

Inclinar-se para a frente ou arredondar a parte inferior das costas chama-se flexão. Flexão na coluna lombar é principalmente limitada pela compressão dos discos intervertebrais e tensão nos ligamentos que correm ao longo da coluna. A amplitude normal de movimento da flexão lombar é de 40 a 50 graus. A flexão excessiva na coluna lombar pode resultar em danos aos discos intervertebrais, aumentando o risco de uma hérnia de disco.

Extensão

Arquear sua coluna lombar ou dobrar para trás é chamado de extensão. Ela é limitada pela compressão das articulações facetárias na parte posterior da coluna e pela tensão no ligamento forte que corre ao longo da parte frontal da coluna, bem como pela contração dos músculos abdominais. A amplitude normal de movimento para extensão na coluna lombar é de 15 a 20 graus. Se os músculos abdominais apertados limitarem a amplitude de movimento, alongar os músculos com exercícios de flexão para trás pode ajudar a aumentar seu alcance. Indivíduos com espondilolistese - uma fratura da parte posterior de uma das vértebras lombares que pode levar ao deslizamento das vértebras - devem evitar extensão lombar excessiva.

Rotação

As articulações facetárias da coluna lombar permitem muito rotação limitada ou torção. Cada vértebra pode girar apenas um a dois graus antes de as juntas facetadas se comprimirem, impedindo o movimento adicional. A quantidade total de rotação na coluna lombar é de apenas cinco a sete graus. Isso ajuda a proteger os discos intervertebrais. Se qualquer um dos segmentos girasse mais de três graus, isso poderia resultar em ruptura das fibras do disco.

Curvatura lateral

A flexão lateral é chamada de flexão lateral. A orientação das articulações facetadas na parte inferior das costas permite flexão lateral razoavelmente livre. A amplitude normal de movimento na coluna lombar é de cerca de 20 graus para cada lado. A flexão lateral é limitada principalmente pela tensão nos ligamentos e músculos do lado oposto da coluna. Se o aperto em seus músculos oblíquos ou outros músculos limitarem sua capacidade de flexão lateral, os alongamentos para flexão lateral podem ajudar a aumentar seu alcance.