Neonatologistas Descrição Do Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Crianças com pré-termo geralmente precisam de ajuda para respirar, a princípio

O desejo de proteger e cuidar de bebês é um instinto profundo na maioria das pessoas, mas poucos acham maneiras de fazer uma carreira dele. Os neonatologistas estão nesse grupo relativamente pequeno. Eles são pediatras que se especializam no cuidado de bebês de alto risco, desde antes do nascimento até os dois anos de idade. Sob seus cuidados, o menor dos bebês tem uma chance de sobreviver e ter uma vida normal. É um trabalho desafiador, mas intensamente gratificante.

Preparação

Existem muitas razões pelas quais um parto pode ser considerado de alto risco. Gravidezes múltiplas geralmente resultam em bebês com baixo peso e pouco desenvolvidos, assim como o nascimento prematuro. Se a mãe está doente, incomumente jovem ou deficiente física ou viciada em drogas, esses fatores também são uma preocupação. Se você é neonatologista, você está mais bem preparado quando essas mães são encaminhadas para você antes do parto. Você pode colaborar com seus médicos de família ou obstetras para adiar o parto o maior tempo possível, monitorar o desenvolvimento fetal e administrar esteróides durante os últimos dias da gravidez para ajudar os pulmões da criança a se desenvolverem. Todas essas coisas ajudam a melhorar as chances do bebê.

UTI Neonatal

Seu principal local de trabalho como neonatologista é a unidade de cuidados intensivos neonatais, ou UTIN, onde bebês de alto risco são levados imediatamente após o nascimento. Bebês prematuros e com baixo peso ao nascer normalmente têm pulmões subdesenvolvidos e sua respiração precisa ser cuidadosamente controlada. Você lhes dará esteróides para ajudar os pulmões a se desenvolverem, e normalmente os manterá em oxigênio até que os pulmões estejam totalmente funcionais. O fígado e o sistema digestivo também costumam estar incompletos ao nascer, de modo que os bebês geralmente ficam ictéricos e precisam ser alimentados por meio de uma intravenosa. Acima de tudo, você precisa mantê-los aquecidos em incubadoras.

Trabalho em equipe

Você não ficará sozinho enquanto luta pela qualidade de vida de cada bebê. Neonatologistas fazem parte de uma grande equipe de cuidadores, incluindo o ginecologista ou obstetra da mãe, terapeutas respiratórios e enfermeiras altamente treinadas ou assistentes médicos. Os bebês que são transferidos de outras instalações em caráter de emergência, ou que têm defeitos congênitos significativos, também podem precisar da ajuda de um cirurgião pediátrico especializado. Como os neonatologistas, eles são especialistas no tratamento de bebês de alto risco e entendem as limitações de seus minúsculos corpos.

Como chegar

Bebês amorosos não são um dos requisitos para se tornar um neonatologista, embora seja um bom motivador. Você definitivamente precisa de motivação, porque você está procurando muito treinamento. Começa com uma pré-graduação de quatro anos em sua escolha de universidades, depois quatro anos em uma faculdade de medicina ou osteopatia. Quando você se formar como um novo médico, você vai passar três anos em uma residência pediátrica, aprendendo a tratar as doenças das crianças em um ambiente supervisionado. Depois de passar nos exames da faculdade em pediatria, você passa mais três anos em uma irmandade neonatal, onde aprenderá os cuidados neonatais como parte da equipe da UTIN. Finalmente, você passa mais um conjunto de exames para certificação em neonatologia.