
A atitude dos gerentes pode influenciar a de seus funcionários.
Atitudes gerenciais e de funcionários no local de trabalho determinam em grande parte o sucesso ou o fracasso de uma empresa. A negatividade pode se espalhar rapidamente na forma de tensão e baixo moral dos funcionários, enquanto a positividade consistente pode estimular a criatividade e aumentar a produtividade. Os gerentes podem estimular o crescimento e os resultados de sua equipe, percebendo que sua atitude influencia diretamente a de seus funcionários e, por sua vez, a cultura da empresa.
Os fatos sobre a atitude
Em uma entrevista de janeiro 2012 com a revista Forbes, Mark Murphy, autor de "Contratação para a atitude", cita seu estudo de 20,000 novas contratações, em que 46 por cento deles falharam em seu trabalho dentro de meses 18. Daqueles que falharam, apenas 11 por cento falhou devido a habilidade, e um percentual 89 gritante falhou devido a atitude. De acordo com Murphy, a atitude de um funcionário é mais importante do que habilidades duras ou treinamento para determinar o sucesso em uma organização. Entre os motivos estavam a falta de motivação e a falta de vontade de ser treinado, traços que muitas vezes separam os funcionários com uma mentalidade de posse e aqueles com uma mentalidade operária.
Gerentes vs. Empregados
A atitude de um funcionário influencia seu papel em uma organização. Os funcionários com uma mentalidade gerencial tendem a ter uma abordagem mais colaborativa e são mais motivados. Eles são altamente investidos na visão da empresa e assumem a propriedade dos projetos de sua equipe, influenciando positivamente a produção e a cultura geral da empresa. Eles estão preparados para treinar seus funcionários e desenvolver seus pontos fortes. Indivíduos com a atitude do trabalhador, por outro lado, tendem a precisar de um pouco mais de orientação e não necessariamente adotam os requisitos de responsabilidade ou liderança de um gerente. Muitas vezes, eles não têm vontade de fazer nada mais do que o necessário para obter seu salário, são menos engajados e não estão tão interessados nos objetivos gerais da organização.
A Cultura da Empresa
Como os gerentes afetam a cultura geral de uma organização, eles têm a responsabilidade de dar o tom e melhorar a atitude dos trabalhadores sob sua supervisão. Os gerentes devem avaliar aqueles que os rodeiam, lidar com funcionários difíceis de maneira rápida e cultivar os talentos de seus membros de equipe. É importante que os gerentes compreendam que nem todos os seus funcionários querem, ou são capazes de dar o esforço extra que eles fazem, mas usam os pontos fortes dos trabalhadores para beneficiar a equipe como um todo. Ao cultivar uma atitude de propriedade e responsabilidade pessoal, os gerentes podem criar um ambiente mais produtivo na empresa.
Mantendo o moral e o envolvimento
Manter uma atitude de compromisso é fundamental para eliminar os aspectos menos produtivos da mentalidade do empregado. Os gerentes devem permanecer receptivos aos desafios da equipe e fornecer incentivos que promovam a motivação e a camaradagem. Eles devem exalar a energia positiva que se espera que torne toda a equipe bem-sucedida e mantenha o moral alto. Embora nem todos os funcionários estejam dispostos a colocar horas extras ou ser a estrela da equipe, os trabalhadores que são mais felizes e mais bem-sucedidos tendem a assumir mais responsabilidade e a ser mais motivados e produtivos.




