A Maltodextrina É Vegana

Autor: | Ultima Atualização:

A maltodextrina é um ingrediente vegan comum em doces e chocolates.

Observar a lista de ingredientes típicos pode ser desconcertante mesmo para o consumidor mais bem informado. Isto é particularmente difícil para os veganos, pois tudo, desde corantes alimentares até agentes espessantes e endurecedores, é geralmente feito com ingredientes animais. Entre os nomes químicos obscuros e polissílabos que revestem muitos rótulos de alimentos está um composto chamado maltodextrina. Felizmente para vegans, os ingredientes animais não estão envolvidos em nenhum estágio da produção deste amido derivado de vegetais

Produção e Origem

A maltodextrina é um oligossacarídeo, que é um tipo de amido contendo vários açúcares simples e interligados. . A produção de maltodextrina envolve o uso de enzimas para quebrar amidos muito complexos. Embora a maltodextrina possa ser feita a partir de qualquer amido complexo, ela é mais comumente feita de milho, trigo ou tapioca. Qualquer que seja o amido utilizado, o produto final é um pó branco, ligeiramente adocicado ou sem sabor. Sem produtos de origem animal usados ​​em nenhum ponto do processo, a maltodextrina é puramente vegana.

Propriedades interessantes

Apesar de ser um açúcar, a maltodextrina tem um sabor incrivelmente suave, doce e sem odor. Também difere dos açúcares comuns porque se dissolve na água, derrete facilmente na boca, mas não se dissolve nas gorduras. De facto, a sua estrutura muito porosa permite que a maltodextrina absorva e ligue as gorduras líquidas. Para fazer isso em casa, você deve procurar uma mistura contendo aproximadamente 40% de maltodextrina e 60% de gorduras. Embora o uso de quantidades tão grandes possa parecer apresentar problemas para a digestão, seu corpo facilmente quebra a maltodextrina em açúcares simples para uso rápido.

Usos comuns em alimentos

A combinação de digestão fácil, pouco sabor, sem odor, e a capacidade de ligar as gorduras resulta em maltodextrina sendo um aditivo alimentar muito popular. Infelizmente, alguns dos usos mais comuns desse ingrediente vegano estão em alimentos não-veganos. Exemplos populares incluem vincular as gorduras no chocolate, doces espessos e pudim e uma combinação dessas aplicações em produtos assados. Os usos vegan-friendly amigáveis ​​da maltodextrina incluem ajudar a engrossar os xaropes em frutas enlatadas e aprisionar os sabores usados ​​em biscoitos e salgadinhos.

Alimentos em pó e bebidas

Uma das propriedades mais interessantes da maltodextrina é que ela pode absorver uma quantidade significativa de gorduras, mantendo a sua forma branca, insípida, inodora e em pó. Esta propriedade única empresta bem à maltodextrina a produção de bebidas em pó e alimentos que recuperam sua forma e sabor originais quando dissolvidos em água. Um dos exemplos mais populares é bebidas esportivas em pó e misturas de bebidas. Outros exemplos menos comuns incluem manteiga de amendoim em pó e coberturas em pó contendo óleo em alimentos.