A Frutose É Um Monossacarídeo?

Autor: | Ultima Atualização:

A frutose é o monossacarídeo mais doce

Mais da metade da dieta americana é composta de carboidratos. Você está surpreso? De pão, macarrão, arroz e sobremesas a pratos mais saudáveis, como frutas e iogurte, a população americana adora seu açúcar. Tipos específicos de hidratos de carbono incluem monossacáridos, dissacáridos, oligossacáridos e polissacáridos. Os monossacarídeos são os carboidratos mais simples e incluem frutose, glicose e galactose.

Frutose

Quando comparada à glicose e galactose, a frutose é o monossacarídeo mais doce. Nomes comuns para frutose incluem "levulose" e "açúcar de frutas". Nos alimentos, a frutose é tipicamente ligada à glicose na proporção de 1: 1, criando um dissacarídeo chamado sacarose. A frutose também pode ser encontrada como um monossacarídeo livre, no entanto, isso não é comum.

Xarope de milho com alto teor de frutose

O xarope de milho com alta frutose é feito pela mudança química da glicose em amido de milho para frutose. Além de ser extremamente doce, é muito barato. Como resultado, mais da metade do consumo de açúcar dos EUA está na forma de xarope de milho rico em frutose. Assim, ainda há muita especulação de que o aumento no consumo de xarope de milho com alto teor de frutose esteja correlacionado com a epidemia de obesidade. No entanto, isso pode ser o resultado de um aumento geral no número de calorias que as pessoas comem. Mais pesquisas são necessárias para avaliar melhor essa hipótese

Intolerância à Frutose

A intolerância à frutose é uma doença hereditária que resulta em um erro no metabolismo dos carboidratos. O indivíduo não pode converter frutose em glicose; assim, a frutose não pode ser digerida adequadamente. Este distúrbio geralmente é diagnosticado quando uma criança começa a consumir frutas. Os sintomas mais comuns incluem vômitos, aumento do fígado, baixa taxa de açúcar no sangue, falha de crescimento, defeitos tubulares renais após o consumo de frutose e aumento de frutose no sangue e na urina. Uma vez diagnosticada, a sacarose e a frutose são removidas da dieta para evitar mais complicações.

Fontes alimentares de frutose

A maioria dos frutos é composta de 1 a 7 por cento de frutose, enquanto os vegetais são compostos por 3 por cento. O mel é composto de 40 por cento de frutose. Quanto mais madura a fruta, mais frutose ela contém. Isto é devido à quebra da sacarose em glicose e frutose, o que torna o sabor da fruta mais doce. Os frutos que contêm as maiores concentrações de frutose incluem figos secos, uvas, peras e maçãs. Cebola doce, milho doce e pimentão são os vegetais com as maiores concentrações.